O professor Eduardo Vasconcellos, chefe do Departamento de Administração da FEA/USP, e um grupo de autores lançaram o livro “Competitividade e Negócios Eletrônicos, Experiência de Empresas Brasileiras”, publicado pela Editora Atlas. O trabalho aborda o mundo da tecnologia da informação para demonstrar como os negócios eletrônicos tornaram-se uma ferramenta essencial para a competitividade, ou seja, um instrumento adicional para agregar valor ao negócios.
O livro reúne estudos realizados por Vasconcellos, Jorge Stelmach, Lauro Noboru Hassegawa, Lúcia de Fátima Martins Guilhoto, Marcelo Muniz da Silva, Milton de Abreu Campanário, Sérgio Nunes Muritiba, Sílvia Novaes Zilber e Valdéres Fernandes Pinheiro.
Os textos oferecem vários exemplos de técnicas de gerenciamento aplicadas aos negócios eletrônicos. O caso da subsidiária brasileira da Ford foi usado para estudar o fenômeno da adoção do e-business pelas montadoras. O estudo focalizou a seleção do melhor arranjo organizacional para a unidade coordenadora dos negócios eletrônicos.
A estrutura organizacional como diferencial competitivo em negócios eletrônicos foi estudada em uma empresa familiar, nacional, do ramo de serviços: a Investware Tecnologia e Marketing, voltada para sistemas de relacionamento com clientes. Pesquisa semelhante foi realizada na subsidiária da Telefônica. O caso da Microsiga focaliza o papel de parcerias estratégicas na realização de negócios eletrônicos. O estudo da EverSystems mostra como uma empresa da área de negócios eletrônicos pode realizar um plano estratégico de tecnologia que possibilite tratar o componente tecnológico como fator impulsionador da competitividade. Os órgãos governamentais também têm buscado, cada vez mais, nos negócios eletrônicos, uma estratégia para aumentar sua eficácia. A Bolsa de Compras do Estado de São Paulo foi estudada e sua efetividade analisada.