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Compra online de eletro é uma realidade

Comprar produtos eletrônicos e de linha branca pela Internet é uma realidade que aumenta ano a ano. De acordo com o novo estudo da CVA Solutions sobre Varejo Eletro, o número de compradores online desses produtos aumentou de 65,6%, em 2014, para 71,9%, em 2015. E muitas dessas compras foram impulsionadas por e-mail marketing recebido com promoções. Realizado em novembro, o estudo ouviu 7.359 pessoas em todo o país, que citaram 61 redes de lojas. A líder em Força da Marca é as Lojas Americanas. Seguida por Casas Bahia, Magazine Luiza e Fast Shop. Já em Valor Percebido (relação custo-benefício), a Lojas Cem mantém a liderança. Depois vêm Lojas Havan, Eletro Shopping e Walmart.
Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, no segmento eletro a compra pela Internet é muito forte, por isso é muito importante que as redes tenham uma boa loja online. E para que as lojas físicas não fiquem vazias durante o período de crise financeira do país, ele acredita ser importante oferecer um maior mix de produtos, com alguns itens de menor valor unitário e recompra mais frequente. “Com a recessão a tendência é de que o consumidor compre menos bens duráveis de alto valor agregado, como geladeiras e TVs, por exemplo”. De acordo com o novo estudo o intervalo de compra de produtos eletro aumentou de 6,7 meses, em 2014, para 7,2 meses, em 2015.
O objetivo da pesquisa é entender a estrutura de Valor Percebido no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais varejistas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.
Compras pela Internet
As lojas Lojas Americanas, Casas Bahia, Submarino, Extra, Magazine Luiza e Walmart foram as que mais se destacaram dos quase 72% que compra produtos de eletro e linha branca pela Internet. Entretanto, continua sendo forte o comportamento chamado “Showrooming”. Ou seja, os consumidores que vão comprar nas lojas físicas, checam informações com os vendedores, conferem o produto, tiram dúvidas, mas, antes de comprar, pesquisam o melhor preço na Internet. Entre os entrevistados, 75,2% disseram que já tiveram este comportamento. 
O e-mail marketing parece ter peso importante neste tipo de negócio. Entre os entrevistados, 62% afirmam receber e-mail marketing. Sendo que desses, 81,3% já receberam mensagens com promoções de lojas de eletro eletrônicos e 65% deles já compraram impulsionados por essa atração.
Valor Percebido 
A Lojas Cem manteve a primeira posição em Valor Percebido, com nota 1,053.  Na segunda posição aparece agora a Lojas Havan, com 1,050. Depois aparecem Eletro Shopping, 1,034; Walmart, 1,025; e Bemol, 1,024. Na questão recomendação da loja a um conhecido, a Lojas Havan está em destaque com 56,9%. Seguida pelas Lojas Americanas (55,8%) e Walmart (52,6%). “A Lojas Havan está apresentando uma nova proposta de valor ao consumidor e parece que está agradando. São magazines muito grandes, bonitas, em rodovias, com todos os tipos de produtos, além de serviços”, observa o sócio-diretor da CVA Solutions. Na questão Índex de Preços, o consumidor considera que os melhores preços são das Lojas Americanas, Walmart, Lojas Cem e Ricardo Eletro, todas com nota 8,1.
Força da Marca 
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo as Lojas Americanas, com 12,9%. A Casas Bahia vem em segundo lugar, com 8,4%. O Magazine Luiza também apresentou crescimento e conta com 5,7%. O Extra vem em quarto lugar, com 4,1%, e o Walmart em quinto, com 3,0%. “O grande investimento em mídia das Casas Bahia e Magazine Luiza estão elevando a Força da Marca destas redes”, comenta Cimatti, lembrando que os motivos que atraem os consumidores para as lojas são as boas promoções e o bom atendimento. “Mas o custo continua sendo fator preponderante para a compra, tanto que seu peso na relação custo-benefício subiu 2%, de 61% para 63%”.

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