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Compradores querem mais confiaça



Recente pesquisa da varejista online global, Rakuten, revelou os resultados de um levantamento internacional sobre preferências de compras do consumidor, mostrando que quase metade dos compradores pesquisados no mundo, 49%, considera que a confiabilidade no varejista é fundamental enquanto realizam decisões de compra online. Os países pesquisados foram Reino Unido, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Estados Unidos, Taiwan, Japão, Indonésia, Tailândia, Malásia e Brasil.

 

Países asiáticos como a Indonésia e a Tailândia são os que mais valorizam a confiança no varejista quando as compras são feitas online, com 69% e 49% respectivamente da opinião dos entrevistados. O Brasil é o único país do ocidente a priorizar a confiança, com 59%. Já na Europa, a confiabilidade ficou atrás somente do quesito preço, com 68,6% dos consumidores britânicos e franceses citando este como elemento essencial na decisão de compra.

 

Ao contrário da crença popular de que frete e opções de pagamento são de alta importância para os consumidores, a pesquisa também revelou que menos de um terço (29%) dos pesquisados no mundo veem as opções de frete como um fator-chave em suas decisões de compra. Essa média cai para 26% na Europa e 16% no Brasil. As opções de pagamento foram ainda menos significantes, respondendo apenas por 20% globalmente. Notavelmente, esse número caiu para apenas 6% para os britânicos e 9% para os norte-americanos. No entanto, no Brasil, esse percentual representou 25%.

 

“A competição online está evoluindo, os consumidores mais exigentes estão sempre procurando por um bom negócio, mas os varejistas precisam se afastar de um modelo de corte de custos insustentável e buscar a criação de valor” afirma Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil, adicionando: “Esta pesquisa mostra que ainda que preço seja importante, os consumidores estão procurando mais do que isso, eles querem marcas em que possam confiar e que proporcionem experiências de compras seguras e divertidas. Os varejistas precisam focar na criação de uma experiência de compra confiável, a fim de formar consumidores fiéis que estão felizes em vir diretamente a eles para suas necessidades de compras”, finaliza.

 

Depois de preço e confiabilidade, 40% dos consumidores totais consideraram a quantidade de produtos como a próxima característica mais importante em uma loja online. Esse foi o fator mais crítico na Alemanha, com mais da metade (57%), classificando-o em pé de igualdade com o quesito preço, 17% acima da média mundial. O Brasil ficou bem próximo da média, com 43%.

 

No geral, os consumidores japoneses foram os mais propensos a valorizar as recompensas e prêmios ao comprar, com 29% escolhendo esse quesito. No entanto ao redor do mundo, as recompensas responderam por apenas 11%. Esse número cai para 5% no Brasil e 8% nos Estados Unidos. Enquanto isso, os compradores norte-americanos estão mais interessados em sites que contenham opiniões e resenhas, com 14% selecionando esse fator, comparado a 4% dos espanhóis e 5% dos brasileiros. A média global para o quesito, resenhas, foi de 12%.
 
 


 

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