Em resposta aos incidentes ocorridos recentemente, o setor de compras coletivas, representado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, divulgou a criação de um código de conduta que prevê a autorregulamentação. Entre os pontos mais importantes discutidos pelo órgão, está a proibição de ofertas com valores inflados para justificar o desconto; plataformas mais claras e de fácil entendimento; e o impedimento de vendas que logrem alguma lei no país. Segundo a Câmara, atualmente há pelo menos 1200 clubes de descontos no Brasil, sendo que 80% das conversões acontecem pelos três principais players: Groupon, Peixe Urbano e ClickOn.
De acordo com Felipe Lachowski, diretor do Reurbano, a criação de um regulamento unificado traz apenas benefícios para o setor e auxilia o crescimento das compras coletivas no Brasil. “O segmento ainda é muito jovem, considerando que apenas em 2011 tivemos uma consolidação deste mercado. Desta maneira, adoção de políticas em comum por todos os clubes de desconto é saudável para o segmento”, destaca o executivo. “Além de oferecer um modelo solidificado para novos sites, o código vai ajudar diretamente o crescimento do setor, tanto o mercado primário, como o secundário”, conclui Lachowski.