Compras on-line atingem R$ 8,2 bi em 2008



No Brasil, as compras de bens de consumo realizadas no comércio eletrônico somaram R$ 8,2 bilhões em 2008, crescimento de 30% em relação aos doze meses do ano anterior. Agora, já projetando o ano de 2009, o e-commerce, apesar da crise, deve continuar a escalada de crescimento no Brasil. Estas e outras informações fazem parte do estudo da 19ª edição do Relatório “WebShoppers” realizado pela e-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O estudo mostra ainda que, no ano passado, chegamos a mais de 13 milhões de brasileiros que já compraram pela Internet pelo menos uma vez.

 

De acordo com Pedro Guasti, diretor geral da e-bit e vice presidente de estratégias da camara-e.net, o comércio eletrônico alcançou números importantes em 2008, mas ainda há espaço para crescimento: “Certamente veremos o e-commerce evoluir nos próximos anos, porém, de forma mais sutil. Hoje em dia, é um setor maduro na economia e deve apresentar números menos chamativos como vinha ocorrendo em anos anteriores. Mesmo assim, a expectativa de crescimento para 2009 é de 20% a 25%, um cenário muito positivo se compararmos com a realidade mundial.”

 

O tíquete médio em 2008 foi de R$ 328,00, sendo o Natal a data comemorativa de maior destaque para o comércio eletrônico, com faturamento de R$ 1,25 bilhão e tíquete médio de R$ 346,00. Para o primeiro semestre de 2009, estima-se que o e-commerce movimente algo em torno de R$ 4,5 bilhões, R$ 800 milhões a mais que em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando o setor atingiu R$ 3,8 bilhões, um crescimento de 20% em relação a 2008. Até o final do primeiro semestre, espera-se que o número de pessoas comprando pela rede suba para 15 milhões, especialmente por causa do crescimento do público feminino, que já representa mais de 50% dos consumidores virtuais.

 

Mais vendidos – Em 2008, dentre todas as categorias de produtos existentes na pesquisa de satisfação da e-bit, cinco delas foram campeãs de audiência figurando como as preferidas dos consumidores na hora de adquirir um produto pela internet. Em primeiro lugar, a categoria Livros manteve a tradição e continuou como líder. No entanto, houve uma pequena mudança entre as outras categorias preferidas.

 

Saúde, Beleza e Medicamentos, que havia figurado em quarto lugar em 2007, assumiu a vice-liderança, seguida por Informática, que caiu de segundo, para terceiro e Eletrônicos, que desceu uma posição e ficou em quarto. Em quinto lugar, aparece a categoria Eletrodomésticos que, aparentemente, ganhou espaço na lista de compras dos consumidores virtuais.

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