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Comunicação empresarial



Autor: Emerson Murakami

 

Cada vez mais, empresas de todo mundo, incluindo o Brasil, têm a percepção de que a comunicação visual transforma o modo como as pessoas interagem entre si. Uma pesquisa da Cisco mostra que apenas 7% da comunicação, considerada produtiva, é realizada, por meio da palavra falada. Pouco menos da metade, 40%, ocorre por causa da personalidade do orador e sua credibilidade e mais de 50% ocorre devido a linguagem corporal, comportamento e expressões faciais.

 

Os números demonstram claramente que as opções de comunicação mais utilizadas hoje em dia, tais como e-mail, telefone e mensagem instantânea, são bem menos eficazes do que poderiam ser, pois falta o ingrediente principal, que pode mudar a maneira com que as pessoas se comunicam, a conversa “cara-a-cara”.

 

Atenta a esse contexto, a indústria de tecnologia passou a disponibilizar diversas soluções que permitem transmitir vídeo e imagem pela Internet, para que as pessoas possam conversar de diferentes locais, de uma forma cada vez mais visual. Mas, sem dúvida, entre todas essas opções, a telepresença veio para ficar e revolucionar a comunicação, entre empresas e seus clientes, funcionários ou parceiros, tornando as reuniões ainda mais autênticas.

 

Combinando recursos como vídeos de alta definição e áudio de qualidade, em um cenário totalmente personalizado, para dar a idéia de que as pessoas estão frente a frente, a telepresença otimiza o fechamento de negócios, de forma surpreendente. De acordo com o Yankee Group Research essa tecnologia tem um poder de persuasão 50% maior do que as conferências realizadas pelo telefone, por exemplo.

 

Já sabemos também que ela permite ampliar a produtividade dos funcionários, ao reduzir o deslocamento com viagens. Isso não só aumenta a eficiência, como também melhora o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, contribuindo positivamente para a estrutura emocional dos colaboradores.

 

Outra vantagem para quem utiliza a telepresença é a contribuição com a preservação do meio ambiente, já que ao reduzir as viagens aéreas diminui-se a emissão de gases causadores do efeito estufa, que seriam provocadas pelo deslocamento em aviões.

 

Por isso tudo é que a adoção da telepresença vem ganhando espaço rapidamente e promete em um futuro bem próximo, revolucionar a comunicação corporativa em todo o globo.

 

Emerson Murakami é COO da Dimension Data no Brasil.

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Comunicação empresarial

A Scritta, empresa especializada em comunicação escrita e linguagem empresarial, promoverá em maio dois cursos abertos que atenderão empresários que buscam sucesso e crescimento profissional. O curso “Argumentar e Convencer: O Poder da Linguagem” acontecerá em São Paulo e “O e-mail de Negócios Eficaz” será realizado em Campinas.
O primeiro curso citado abordará recursos lingüísticos para aumentar o poder de persuasão a fim de usá-lo em um texto e torná-lo em uma eficiente ferramenta de trabalho. O outro curso apresenta os procedimentos necessários para transformar a correspondência eletrônica em um fator importante nas conclusões de negócios.
Com o auxílio dos treinamentos ministrados pela palestrante e diretora da Scritta, Laila Vanetti, os profissionais vencem alguns obstáculos que se colocam nos seus caminhos, e que, muitas vezes, até atrapalham o processo de produção das empresas.
Serviço
Curso: “Argumentar e Convencer: O Poder da Linguagem”.
Data: 10 de maio
Horário: das 9h às 18h
Curso: “O e-mail de Negócios Eficaz”.
Data: 14 de maio de 2005
Horário: das 9h às 18h
Informações pelo telefone (19) 3254 6364
Inscrições no site www.scrittaonline.com.br

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Comunicação empresarial

Colocar a área de comunicação das empresas como responsável por ações que fortaleçam a comunicação interpessoal, e pela propagação de valores de transparência que auxiliem o trabalho de governança corporativa. Essas são as propostas de dois seminários que a IBC promoverá nos dias 19 e 20 de janeiro, em São Paulo. Realizados pelo quinto ano, cada um dos seminários destina-se a um foco da comunicação integrada: interna e externa.

O seminário dirigido à comunicação interna, no dia 19, reunirá executivos das empresas Alpargatas, Samarco, Banco Rural e Editora Globo, para discutir o fortalecimento da comunicação interna por meio de indicadores de performance, estratégias para diminuir o impacto negativo em processos de mudanças, comunicação interpessoal e outros assuntos.

Voltado para assuntos da comunicação externa, o evento do dia 20 terá as participações do diretor de comunicação empresarial da Odebrecht, Márcio Polidoro, e da diretora de comunicação e responsabilidade social da AES Eletropaulo, Maria Angela Jabur, compartilhando suas experiências no gerenciamento estratégico de crises, na propagação de valores de transparência junto à imprensa e na governança corporativa como responsabilidade da comunicação. Executivos da Abbott Laboratórios, Cargill, Movicarga e Inpress Porter Novelli completam o time de palestrantes deste seminário.

Agende-se
Serviço: Seminários sobre comunicação interna e externa
Data: 19 e 20 de janeiro
Horário: das 8h às 18h
Local: Paulista Plaza Hotel – Al. Santos, 85 – São Paulo -SP
Informações pelo telefone (11) 3017-6808, pelo e-mail [email protected], ou no site www.ibcbrasil.com.br/comunicacao

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Consoante intensas pesquisas realizadas em empresas de sucesso por renomados consultores, ficou devidamente comprovada que a empresa de sucesso, entre os seus múltiplos requisitos, é aquela que sabe dar relevância à comunicação interna como vertente maior para que haja, conseqüentemente, cumplicidade entre os seus colaboradores. O grande talento do “gestor de pessoas“ é a sua habilidade em trabalhar positivamente com a comunicação interna dentro da empresa. Muitos problemas que normalmente emergem na empresa seriam facilmente resolvidos ou até mesmo eliminados, se o fator comunicação tivesse maior valorização por parte de seus gestores. Nas empresas de sucesso, a comunicação recebe um destaque de máxima prioridade. O grande desafio da empresa competitiva, numa economia globalizada, é manter a sua equipe de colaboradores sempre muito bem informada do que ocorre na empresa, como fator de motivação permanente e, sobretudo, levando-a a uma participação ativa.

Cada colaborador da empresa deve estar profundamente familiarizado com o seu ambiente de trabalho, filosofia e objetivos da mesma, que os levarão para o sucesso – lucratividade. A empresa deve utilizar alguns instrumentos indispensáveis para atingimento de tais metas, como reuniões com líderes dos seus departamentos, emissão de comunicados internos específicos aos departamentos, análise de resultados, mostrando aos participantes em que ponto se encontra a empresa no ranking de mercado, onde se quer chegar e como se chegar ao objetivo traçado, troca de informações sobre o crescimento da empresa e pesquisa junto a clientes para auferir o grau de encantamento dos mesmos. Enfim, adotar instrumentos finais que possam levar seus colaboradores a assumirem uma postura de comprometimento prático para o sucesso da empresa. As reuniões se constituem num excelente instrumento para atingimento de tais objetivos, desde que sejam préviamente elaboradas e participativas. Jamais, deverão ser impositivas – de cima para baixo!

As reuniões devem se transformar em rotinas de negócios. O grande alvo das mesmas é torná-las participativas e produtivas. Algumas sugestões poderiam ser enfatizadas para o sucesso, como comunicar aos participantes da empresa os seus objetivos de trabalho, as dificuldades do mercado atual na expansão dos negócios lucrativos, definir o quanto a empresa necessita para alavancar as vendas, elogiar os pontos positivos dos seus colaboradores, motivá-los para maior comprometimento com o sucesso da empresa, promover amplas discusões sobre situações e problemas do dia-a-dia da empresa, enfim, aglutinar todos, indistintamente, neste processo de crescimento. Cada colaborador deve sentir-se co-responsável pelo crescimento da empresa, levando aos seus clientes um atendimento personalizado e mais encantamento dos mesmos. Estas são as grandes ferramentas da empresa para o sucesso.

A comunicação na empresa há de ser clara e objetiva. Muitas vezes, a comunicação não é clara, levando a uma multiplicidade de interpretações errôneas. Esta deverá ser simples, sem formas literárias, facilmente entendidas por todos, não importando o grau de instrução educacional. A comunicação na empresa deve ter como objetivo maior o entendimento claro e transparente de que a empresa tem função social e financeira – obtenção de resultados pela remuneração de capital empregado, condição maior para sobrevivência da empresa no mercado atual. Este é o grande desafio da empresa moderna – envolvimento de todos neste processo, o qual se constitui no grande diferencial do mercado competitivo. Cada colaborador deve ter bem clara o que a empresa dele espera para obter resultados positivos. “Nada adianta ter a empresa os seus objetivos, se os seus colaboradores não os conhecem” – afirma Vera Vernareccia – diretora da Customer Sat. É preciso, afirma ainda, que os seus colaboradores saibam de suas metas e objetivos, pois, são estes que farão ou não com que os objetivos sejam cumpridos ou não cumpridos. Enfim, o sucesso da empresa moderna passa, obrigatoriamente, pela tecnologia da comunicação.

João Gonçalves Filho (Bosco) – administrador de consórcio
[email protected]

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