Comunicação empresarial

0
1



Autor: Emerson Murakami

 

Cada vez mais, empresas de todo mundo, incluindo o Brasil, têm a percepção de que a comunicação visual transforma o modo como as pessoas interagem entre si. Uma pesquisa da Cisco mostra que apenas 7% da comunicação, considerada produtiva, é realizada, por meio da palavra falada. Pouco menos da metade, 40%, ocorre por causa da personalidade do orador e sua credibilidade e mais de 50% ocorre devido a linguagem corporal, comportamento e expressões faciais.

 

Os números demonstram claramente que as opções de comunicação mais utilizadas hoje em dia, tais como e-mail, telefone e mensagem instantânea, são bem menos eficazes do que poderiam ser, pois falta o ingrediente principal, que pode mudar a maneira com que as pessoas se comunicam, a conversa “cara-a-cara”.

 

Atenta a esse contexto, a indústria de tecnologia passou a disponibilizar diversas soluções que permitem transmitir vídeo e imagem pela Internet, para que as pessoas possam conversar de diferentes locais, de uma forma cada vez mais visual. Mas, sem dúvida, entre todas essas opções, a telepresença veio para ficar e revolucionar a comunicação, entre empresas e seus clientes, funcionários ou parceiros, tornando as reuniões ainda mais autênticas.

 

Combinando recursos como vídeos de alta definição e áudio de qualidade, em um cenário totalmente personalizado, para dar a idéia de que as pessoas estão frente a frente, a telepresença otimiza o fechamento de negócios, de forma surpreendente. De acordo com o Yankee Group Research essa tecnologia tem um poder de persuasão 50% maior do que as conferências realizadas pelo telefone, por exemplo.

 

Já sabemos também que ela permite ampliar a produtividade dos funcionários, ao reduzir o deslocamento com viagens. Isso não só aumenta a eficiência, como também melhora o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, contribuindo positivamente para a estrutura emocional dos colaboradores.

 

Outra vantagem para quem utiliza a telepresença é a contribuição com a preservação do meio ambiente, já que ao reduzir as viagens aéreas diminui-se a emissão de gases causadores do efeito estufa, que seriam provocadas pelo deslocamento em aviões.

 

Por isso tudo é que a adoção da telepresença vem ganhando espaço rapidamente e promete em um futuro bem próximo, revolucionar a comunicação corporativa em todo o globo.

 

Emerson Murakami é COO da Dimension Data no Brasil.