Concessionária adota check list eletrônico

0
1


Adeus aos blocos de papel e aos orçamentos demorados. É isso o que proclamou a Audi. O cliente que chegar a uma concessionária da marca poderá ser atendido por um consultor técnico dentro do próprio veículo por meio de um computador portátil, tipo PDA, e rede sem fio wi-fi. “A idéia é agilizar o atendimento, já que o consultor anota todos os dados do veículo, tira fotos, aciona o estoque e fornece o orçamento imediato com o prazo de entrega, tudo na mesma hora”, destaca Leandro Radomile, diretor de pós-venda da Audi Brasil Distribuidora de Veículos Ltda.

O projeto ARV (Automação de Recepção de Veículo) foi desenvolvido pela empresa CBP Tecnologia da Informação e estudado detalhadamente pela Audi antes de ser instituído. A diretora de relações com o mercado da CBP, Mari Galvão, explica que o PDA que fica nas mãos do consultor técnico tem todo o sistema de gestão da concessionária, como cadastro de clientes, fluxo de estoque, valores de peças, dados para emitir orçamentos, entre outros recursos.

A primeira concessionária da marca no Brasil a ter o ARV funcionando é a Audi Tech, de São Paulo. Os quatro consultores técnicos da oficina têm seu próprio PDA e foram treinados para lidar com o novo sistema, apesar de ser simples e intuitivo. “Encaramos essa tecnologia como um grande ganho para a concessionária, já que podemos ter redução de gastos operacionais e aumento da produtividade dos consultores, que cresce entre 30% e 40%”, afirma Adriano Elnoar de Araújo, gerente de pós-venda da Audi Tech.

Embora só Audi Tech tenha o sistema no momento, a marca alemã pretende emplacar a novidade em todas as 30 concessionárias em breve. “Não será uma obrigação imposta pela Audi, mas os próprios concessionários já estão buscando esse diferencial de atendimento aos clientes”, esclarece Radomile. A implantação do ARV em cada concessionária credenciada será supervisionada pela área de pós-venda da Audi.