Conectar é preciso, mas como?

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Ao mesmo tempo em que o mundo globalizado gera benefícios, com as tecnologias que facilitam diversos processos, ele também está cada vez mais complexo, principalmente, no mercado, que está mais competitivo e saturado. Um caminho para as empresas conseguirem sobreviver a este cenário é investir em branding, cuidando da gestão estratégica da marca. Segundo o consultor de marcas da Nexia Branding, D.J. Castro, hoje o mercado está evoluindo rapidamente em todas as frentes. Consumidores estão mais exigentes, concorrentes mais preparados e a entrada de marcas internacionais fazem com que o trabalho de gestão estratégica das marcas seja cada vez mais importante. “Entender onde a marca está hoje, onde quer chegar e o que vai fazer para chegar lá é uma necessidade para competir nesse novo cenário”, considera. 
O trabalho de uma consultoria de marcas vai além da criação de um novo logotipo ou de slogan. Castro explica que o desafio do branding é procurar entender o propósito da empresa e construir o discurso da marca de fora para dentro. “A partir do momento em que se define um propósito, temos um norte de como devemos agir e o que devemos fazer para nos conectarmos com nossos públicos alvos e planejar as ações que vão fazer com que os conceitos da marca sejam disseminados da forma correta”, afirma ele. Ainda de acordo com o consultor, é este o caminho que a Nexia Branding pretende fazer, pois empresas de diferentes segmentos têm encontrado nessa ação uma maneira de rever estratégias e se posicionar melhor no mercado. 
  
Como foi o caso da marca de moda masculina, Von der Völke. Para ela, a empresa trabalhou na definição do propósito e construção da plataforma da marca, além de disseminar os conceitos para a equipe interna e de vendas, para criar bases a fim de dimensionar o aumento nos resultados comerciais. “Como consequência desse trabalho de base a Nexia desenvolveu o planejamento estratégico de marketing e definiu os conceitos para a divulgação da coleção Natureza Azul”, afirma Castro.