O número de conexões móveis mundiais chegará a 5,6 bilhões em 2011, 11% acima das 5 bilhões de conexões em 2010, de acordo com o Gartner Inc. O faturamento total com serviços de dados móveis chegará a 314,7 bilhões de dólares em 2011, um aumento de 22,5% com relação ao faturamento de $257 bilhões em 2010.
As conexões vão apresentar um crescimento regular até 2015, quando deverão chegar a 7,4 bilhões e o faturamento com dados móveis a $552 bilhões. “O tráfego de dados móveis vai aumentar significativamente, pois mais pessoas terão acesso às redes de dados e há uma migração para os smartphones e um aumento nas vendas de media tablets,” diz a analista de pesquisa do Gartner, Jessica Ekholm. “O volume de dados móveis continuará crescendo à medida que as redes dos mesmos ficarem mais rápidas e generalizadas, ao passo que a quantidade de usuários deverão aumentar”, complementa a executiva.
Um número crescente de conexões móveis vai levar a uma maior demanda das redes de dados dos provedores de serviços de comunicação (CSPs), pois cada vez mais pessoas acessam as redes para utilizar dados móveis e enviar mensagens de textos. Além do crescimento do número total de conexões, o Gartner também prevê que o uso destes dados móveis por conexão vai aumentar no período estimado e haverá uma mudança na percepção destes usuários, pois os planos de dados deixarão de ser vistos como luxo, passando a ser considerados como essenciais no dia-a-dia. Para fazer sua estimativa, o Gartner assumiu quatro principais impulsionadores do tráfego de dados móveis: aumento na quantidade de conexões móveis, maior disponibilidade de redes e velocidade centradas em dados, smartphones, conteúdo e aplicações que consomem dados.
O Gartner antecipa que os provedores de serviços de comunicação (CSPs) vão começar cada vez mais a ter ofertas de planos de informações mais flexíveis e mais personalizados, o que poderia ajudar a capturar uma maior base de usuários de dados móveis. Os CSPs também farão upgrades em suas redes a fim de oferecer velocidades maiores de download e upload aos consumidores, o que ajudará a melhorar a percepção geral da qualidade dos dados e, assim, levar uma maior absorção de dados.
Segundo Sylvain Fabre, diretor de pesquisas do Gartner, “as portadoras precisam definir formas inovadoras de aumentar o faturamento com dados, e ao mesmo tempo encontrar soluções inteligentes de gerenciar uma crescente demanda por dados. Em última análise, será o consumidor quem escolherá o conteúdo que deseja utilizar, enquanto as portadoras precisam garantir que a qualidade da experiência será boa. Uma experiência de usuário abaixo do padrão poderá levar a uma agitação/rotatividade maior.” Os analistas do Gartner disseram que as portadoras deveriam analisar os prós e os contras dos planos de preços personalizados, tais como preços casados, planos baseados no uso, considerando cuidadosamente os custos adicionais e os benefícios futuros.
“Oferecer aos clientes várias formas de poder rastrear e monitorar seu uso dos dados ajudaria as portadoras a receber um volume maior de receitas a partir de usuários com um nível mais rentável de baixo uso e pagamentos médios”, finaliza Jessica