Confiança do consumidor cai quase 10%

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Após avançar por sete meses seguidos, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano sofreu queda de 9,9%, ao passar de 139,4 pontos em fevereiro para 125,9 pontos em março. No comparativo anual, houve alta de 8,5%. O ICC é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
 
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, apesar da queda de quase 10%, o indicador ainda aponta que o consumidor segue com a confiança positiva, em razão da sequência de altas vistas nos meses anteriores. Mesmo assim, a Federação alerta aos empresários que o momento é de cautela com os negócios por causa das instabilidades políticas.
Os dois quesitos que compõem o indicador caíram neste mês: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) sofreu queda de 13,2% de 112,2 pontos em fevereiro para 97,4 pontos em março. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) caiu 8,4% – 157,5 pontos em fevereiro para os atuais 144,3 pontos. No entanto, no comparativo anual, ambos registraram altas de 5,8% e 9,8%, respectivamente.
 
No resultado do ICEA, as maiores baixas foram dos consumidores com renda familiar inferior a dez salários mínimos (SM), queda de 15,1%, ao passar de 106 pontos em fevereiro para 90 pontos em março; e o grupo feminino, que passou de 107,7 pontos em fevereiro para 92,4 pontos em março, decréscimo de 14,2%.
 
Já no IEC, destacaram-se: consumidores com renda familiar superior a dez salários mínimos (SM), queda de 11,1% – de 170,7 pontos em fevereiro para os atuais 151,8 pontos; e o do grupo com idade superior a 35 anos, baixa de 9,9% – de 160,3 pontos para 144,3 pontos em março.