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Conhecimento, “a” chave

Ter acesso à informações é um processo essencial para o seu sucesso de qualquer empresa. Por meio dos dados que tem às mãos, ela possui a segurança de se posicionar de uma melhor forma no mercado, tomar decisões antecipadas e ainda se sobressair ante a concorrência. “A informação bem tratada e analisada pode significar uma enorme vantagem competitiva. Desde os processos decisórios mais simples aos mais complexos, a utilização plena da informação disponível pode alavancar negócios, antecipar tendências e apoiar estratégias de forma vital”, afirma a diretora de analytics e modelagem da Boa Vista SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, Maria Dolores Gil de Oliveira. 
Porém, nesta era de hiperconectividade, em que dados são gerados a todo o momento, é um desafio conseguir lidar com tantos canais disponíveis e tantas informações. “No mundo corporativo, cada vez mais os processos produtivos e de decisão baseiam-se em imensos volumes de informação, coletados das mais diferentes maneiras, e que transitam e se acumulam pelos bancos de dados das empresas”, explica Flávio de Almeida Pires, presidente da Assesso e gestor da Qibras, Qualidade da Informação Brasil. Justamente, para discutir sobre esse assunto e mostrar quais caminhos tomar, que a Qibras realiza a IV Conferência Internacional em Qualidade da Informação, no dia 09 setembro, que contará com presença de profissionais e palestrantes nacionais e internacionais. Afinal, gestão da qualidade da informação se faz essencial para que uma empresa consiga se diferenciar. “Informação em grande volume já não basta: é necessário que ela tenha qualidade, ou seja, deve ser atual, confiável e precisa, entre outros fatores”, afirmam Eduardo Nicola Zagari, chief data scientist, e Marcia Asano, chief analytics officer , ambos da YouFind Solutions.
Aliás, a informação é tão vital para as organizações, que Maria Dolores a compara como um combustível para as empresa. Entretanto, esta só poderá trazer o vigor necessário se for bem trabalhada. Ou seja, não basta apenas investir em ferramentas, é preciso que as empresas saibam a melhor forma de utilizá-las, bem como unir com recursos humanos e tecnológicos especializados para o seu melhor funcionamento. “O importante é fazer com que esse combustível leve as empresas cada vez mais longe”, completa ela.
Pode facilitar, ainda, para a empresa no melhor aproveitamento das informações escolher aquela referente ao mercado que ela está inserida. “Por exemplo, empresas no setor de construção civil precisam ter informações como: quais obras existem, valor, região. Para os varejistas é relevante que você informe sobre o fornecimento, tendência de crescimento nos anos subsequentes”, expõe Alexandre Guglielmi, diretor comercial da Neoway.
Para aqueles que ainda não realizam a gestão da qualidade da informação, há inclusive a chance de não obter resultados positivos, arriscando até a própria sobrevivência. “A má gestão da qualidade da informação pode levar a problemas maiores e estruturais para as empresas”, ressalta Pires. É importante que as empresas tenham em mente que o cuidado com a qualidade da informação é essencial para elas, pois é por meio delas que as campanhas e ações poderão ser mais efetivas quando se trata de aproximação com o cliente. 
Segundo uma pesquisa feita pela Forrester, em parceria com a SalesforceExactTarget Marketing Cloud, 84% dos profissionais de marketing afirmam que uma oferta ou conteúdo personalizado tem maiores chances de impacto positivo na retenção e fidelização dos clientes. “A tecnologia permite criar campanhas segmentadas mais efetivas, porque a empresa, através dos dados de comportamento, passa a atender melhor seus clientes e a atendê-los com ofertas pertinentes. E isso se reflete diretamente na taxa de conversão”, afirma Edson Barbieri, vice-presidente e general manager da SalesforceExactTarget Marketing Cloud Latam.
Assim, aquele que conseguir aproveitar ao máximo o conhecimento que possui e se aproximar ao seu cliente será o mais bem sucedido, uma vez que conseguirá fazer dele uma pessoa leal à marca. “As empresas que reconhecerem essa oportunidade irão elevar sua base de clientes, enquanto as que não oferecerem isso ficarão para trás”, destaca Barbieri. “Os clientes sentem-se atraídos por experiências adequadas aos seus interesses, gostos e necessidades, e as marcas que adaptarem as suas campanhas baseadas nessas premissas, vão se aproximar cada vez mais dos seus consumidores.”
Serviço
IV Conferência Internacional em Qualidade da Informação da Qibras
Dia: 09 de setembro
Horário: das 09h às 18h
Local: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150, Bela Vista – São Paulo/SP
Inscrições: http://www.qibras.org/conferencia-2014/formulario-de-inscricao
Para mais informações sobre programação e palestrantes: http://www.qibras.org/conferencia-2014/programacao-e-palestrantes

E para você, por que uma empresa precisa se preocupar com a qualidade das informações? Participe da nossa enquete!
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