Com o mercado cada vez mais dinâmico, em 1998, a Sulamérica sentiu a necessidade de investir em ações de fidelização. “Vimos que era preciso desenvolver projetos para conhecer os clientes, reter os melhores e aumentar a rentabilidade”, explicou Gabrieni Bengaly Gabry, gerente de modelagem, análise e pesquisa da Sulamérica Seguros, durante a Conferência Internacional em Qualidade da Informação. A empresa criou um projeto de visão única do cliente para gerar conhecimento e assim desenvolver produtos, campanhas de marketing e ações de relacionamento.
Para isso, a empresa desenhou um processo de construção do conhecimento, onde definiu os objetivos, resultados a serem alcançados, os dados que seriam utilizados e que o tratamento das informações seria feito por um parceiro. O modelo foi utilizado até 2002, quando a Sulamérica decidiu internalizar para atender novas necessidades. Como resultado, a empresa ganhou em aprendizado, menor custo e prazo, maior precisão nas análises e melhores resultados nas ações de marketing. “A qualidade da informação é um dos fatores críticos de sucesso das ações. Não podemos negligenciá-la”, concluiu.