Comparado as compras feitas em lojas físicas, o e-commerce é mais vantajoso para o cliente. Isso porque os custos de ida até a loja, o tempo de espera por encontrar o produto adequado às exigências do consumidor, ou algumas vezes até a viagem perdida por não encontrar o desejável, são detalhes que nas compras pela internet não acontecem.
Apesar das facilidades proporcionadas pelo e-commerce, o segmento ainda deve se esforçar para ganhar clientes que não confiam na agilidade do serviço. Evidenciar a segurança no site, oferecer um atendimento rápido e mais humano, além de ter um leque de produtos diversificado para atender as exigências do consumidor são cuidados que podem colaborar para que esse público desconfiado realize a sua primeira compra.
Além disso, é importante que o site tenha uma navegação simples. Uma das características do e-commerce é a rapidez na compra, por essa razão todo o processo, da busca até efetuar o pagamento, deve ser ágil. A rápida navegação do site conquista o usuário para realizar mais compras e tornar-se um cliente fiel.
Atenta a ascensão do e-commerce, o site ClienteSA iniciou nessa semana a série de reportagem sobre o novo segmento de compras. Executivos desse nicho contam suas experiências e estratégias para atrair novos clientes e reforçar o relacionamento com os mais antigos. Confira as reportagens que já foram publicadas:
ClienteSA inicia série de reportagem sobre vendas pela internet
Ser acessível em diversas tecnologias e entender o que o cliente quer são diferenciais que promovem a empresa
Atender imediatamente as dúvidas e necessidades do consumidor gera fidelização os clientes
Prestar serviços de qualidade e com agilidade são a solução para ganhar novos clientes
Fácil navegação e características do produto conquistam clientes para adquirir o produto