Consórcio Nacional Ford investe em site back-up

0
2

Quando procurou a IBM para desenvolver um plano de continuidade de negócios, o Consórcio Nacional Ford precisava de um projeto que envolvesse, inclusive, um sistema de recuperação de sistemas. A empresa buscava uma solução para casos de paradas não previstas dos servidores, uma vez que suas operações de controle e consulta de crédito não podem ficar indisponíveis.

Antes de escolher a IBM como o fornecedor deste serviço, o Consórcio Nacional Ford visitou as instalações que a empresa destina para a recuperação de negócios, em São Paulo. “O ambiente montado pela IBM é bem estruturado e possui capacidade de operação independente e com a possibilidade de comportar diversos sistemas e plataformas de hardware”, comenta Sonia Maria Pinto, assessora executiva da empresa. “Além disso, contaram a favor da IBM os custos bastante competitivos, a capacidade de se adequar à necessidade de expansão do CNF e o relacionamento que mantemos há alguns anos”, completa Sonia.

Um dos principais requisitos para o sucesso de um plano de recuperação de negócios é a realização de testes. “Além dos testes, o plano precisa ser claro e objetivo, estar constantemente atualizado e disponível para todos os envolvidos, além de possuir todos os dados relevantes: responsabilidades, procedimentos técnicos e de retorno, telefones etc.”, afirma Gilberto Tibúrcio Jr., gerente de serviços de continuidade e recuperação de Negócios da IBM Brasil. “Os testes devem acontecer periodicamente, serem refeitos a cada mudança e ter o envolvimento das áreas de negócios”, recomenda o executivo.

Seguindo esta orientação, o Consórcio Nacional Ford tem efetuado testes regulares na estrutura de site back-up da IBM. “Nos testes de transferência de dados e continuidade das operações de negócios, o sucesso tem sido absoluto, sem que haja impacto para o CNF e nossos clientes e parceiros”, afirma Sonia. “Estamos, inclusive, nos preparando para realizar novos testes, neste primeiro semestre, pois realizamos a migração do ambiente de administração do consórcio para um servidor IBM iSeries 810 e estamos, também, alterando a configuração do site back-up”, completa.