Consultas ao SCPC crescem 5,5% em agosto

0
2



As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registraram crescimento de 5,5% em agosto deste ano sobre o mesmo mês de 2006, o que representa ligeira desaceleração em relação à taxa de crescimento observada nos meses anteriores. As consultas ao UseCheque aumentaram 5,9% no mês passado. Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, essa desaceleração não é significativa e é explicada pelo bom desempenho do SCPC observado em agosto do ano anterior, que foi o melhor mês de 2006 depois de dezembro.


Com relação ao cheque, o número de consultas vem se mantendo relativamente estável, variando em função da temperatura. “Não há uma explosão de consumo e o varejo vem se abastecendo sem dificuldade, contando também com as importações. Acreditamos, com este cenário, que há espaço para o Copom continuar a redução das taxas de juros, apesar da crise internacional. O Brasil está bem preparado e a alta observada da inflação é sazonal e a taxa ainda se mantém abaixo da meta do ano”, explica Alencar.


Os registros recebidos no cadastro de inadimplentes do SCPC aumentaram 6,6% na comparação entre agosto deste ano e agosto de 2006. Os registros excluídos cresceram 5,6% no mesmo período.