Consultas ao SCPC crescem 7,2%



As consultas ao SCPC e ao SCPC Cheque (antigo UseCheque) registraram em janeiro de 2008 o mesmo ritmo de crescimento observado nos últimos meses de 2007. As consultas ao SCPC cresceram 7,2% e ao SCPC Cheque, 8% sobre o mesmo mês do ano passado, indicando que o movimento do varejo pode ser considerado bom neste início de ano.


Segundo Alencar Burti, presidente da ACSP, o resultado decorreu, em grande parte, das fortes promoções realizadas pelos lojistas, que anteciparam as liquidações tradicionais de fevereiro. O executivo alerta, porém, que apesar da majoração do IOF, as vendas do varejo devem manter a expansão se não forem adotadas novas medidas de contenção do consumo, especialmente a elevação das taxas de juros.


Para o presidente da ACSP, as interpretações de muitos analistas de que o Banco Central deveria elevar a taxa Selic é preocupante, pois, além de considerar desnecessária, o aumento do IOF já vem atuando no sentido de conter a demanda. “O cenário de incertezas que afeta a economia mundial já vem funcionando para impor mais cautela nos prazos de financiamentos, sendo desnecessárias novas restrições. Se os juros voltarem a subir no Brasil, estaremos na contramão do que vem sendo observado em outros países”, comenta.


Alencar comenta que o aumento constatado no número de registros incluídos no cadastro de inadimplentes no último mês, de 14,9% sobre janeiro de 2007, embora compensado pelo crescimento de 18,5% nos registros cancelados, deve servir de alerta tanto para quem concede crédito, como para o consumidor, a fim de evitar um endividamento excessivo que possa comprometer a expansão do crédito e das vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima