Consumidor brasileiro está mais confiante

0
2



A confiança do consumidor brasileiro registrou aumento de cinco pontos em março de 2008, em comparação com o mês anterior, segundo pesquisa elaborada pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Com 137 pontos registrados em fevereiro, o Índice Nacional de Confiança (INC) passou para 142 pontos, ficando a três pontos do recorde atingido em novembro de 2006. Em março de 2007 o INC marcava 128 pontos.


A região Norte/Centro-Oeste é a mais otimista, com 156 pontos. Em seguida está a região Sudeste, que registrou aumento de quatro pontos, passando para 150 em março deste ano. A região Nordeste manteve os 136 pontos e a região Sul, considerada a menos otimista, voltou a cair, chegando a 112 pontos em março.


A confiança na manutenção do emprego em relação aos últimos seis meses subiu novamente, atingindo 47% das respostas como mais confiantes. “Esta confiança é o ponto forte para gerar investimentos futuros, aumentando a confiança também na aquisição de bens de grande valor, mas mantendo uma cautela na aquisição de imóveis devido à possível alta dos juros”, avalia o presidente da ACSP, Alencar Burti.


O INC mostra que 36% da população brasileira estão menos à vontade para a aquisição de bens de grande valor, empatando com as pessoas que estão mais à vontade. Para as compras de eletrodomésticos, o INC indica uma situação mais favorável, com 47% das pessoas mais à vontade e 30% menos à vontade. “Essa alta já apresenta uma tendência às compras dos presentes para o Dia das Mães”, adianta Burti.