Consumidor brasileiro recupera confiança

O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos, elaborado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que a confiança do consumidor brasileiro aumentou após quatro meses de queda consecutiva, passando de 128 pontos em março para 132 pontos em abril deste ano. O índice, superior ao medido há um ano, quando estava em 121 pontos, é considerado otimista.
A região Sul, a única que foi considerada pessimista nos meses anteriores, ganhou grande destaque na pesquisa, passando de 97 para 103 pontos, adquirindo espaço entre as otimistas. Com 150 pontos, as regiões Norte/Centro-Oeste continuam as mais otimistas da pesquisa, seguidas da região Sudeste, que manteve os 136 pontos. Na região Nordeste, registrou-se aumento no otimismo, passando de 127 pontos em março para 131 em abril.
O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos mostra que 40% da população brasileira acredita que a situação econômica de sua região para os próximos seis meses vai continuar forte, contra 15%, que estimam o contrário.
O INC indica ainda uma boa situação na compra de eletrodomésticos, onde 45% dos entrevistados dizem ser mais favoráveis a estas aquisições e 29% menos favoráveis. Em relação às compras de imóveis e automóveis a situação se inverte, apontando 36% de respostas menos favoráveis e 31% mais favoráveis a essas aquisições. “O desafio da economia brasileira é retomar o mercado imobiliário e convencer o consumidor a comprar bens de grande valor em longo prazo”, analisa o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima