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Consumidor desconfiado

A Black Friday já se tornou data cativa do varejo brasileiro. A época promete promoções e acontece em boa hora – com o 13º a caminho, o comprador pode estar mais predisposto a fazer um investimento em um produto, ainda mais se a promoção for convidativa. No entanto, um levantamento de mídias sociais da Kantar TNS mostra que existe um certo ceticismo dos compradores em relação aos descontos dados durante a Black Friday. Destacou-se dentre as menções anteriores ao dia da promoção o uso do emoji com um monóculo, que dá ares de seriedade e investigação à mensagem postada.
Em geral, o tom associado ao uso do emoji do monóculo é de vigilância dos preços praticados pelas lojas, seja através do monitoramento via histórico de preços ou até mesmo com o uso de extensões e plugins, como é o caso do assistente de compras do site Tecnoblog. Além dos emojis que simbolizam estar apaixonado ou estar surpreso, também aparece com relevância o emoji “chorando de rir”, usado de forma bastante irônica pelos brasileiros conectados, como uma forma de rir de descontos que consideraram insuficientes ou de práticas como a chamada “black fraude”, quando a loja aumenta o valor dos produtos nas semanas anteriores à Black Friday, oferecendo um desconto que não chega a efetivamente baixar o preço do item de forma convidativa.
Dentro dos consumidores mais céticos, encontramos “fraude”, “monitorar” e “evitar” entre a nuvem de palavras relacionada à Black Friday, já que os usuários trocam entre si dicas e ferramentas para evitar ser enganado por preços supostamente mais baixos do que o normal. Isso mostra que os consumidores, especialmente os que são mais conectados, aprenderam com as Black Fridays anteriores e estão mais atentos e preparados para evitar que as marcas possam se aproveitar de um processo emotivo de compras promocionais. 
Segundo insights da última edição do Connected Life, estudo global que acompanha as atitudes e comportamentos das pessoas no ambiente digital, com a possibilidade de maior uso de tecnologia, os consumidores estão mais cautelosos com as informações que chegam até eles: 52% dos brasileiros conectados acreditam que boa parte do conteúdo que veem nas mídias sociais não é confiável. Nesse sentido, passar mais confiança na promoção apresentada e ser transparente com o desconto oferecido é um dos grandes desafios das marcas que querem promocionar durante a Black Friday, já que encontram um consumidor mais ressabiado nas compras.
O Social Media Listening da Kantar TNS analisou mais de 128 mil menções nas mídias sociais entre os dias 22 de outubro e 22 de novembro de 2017, incluindo Twitter, Instagram e Facebook.

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