Consumidor deve exigir alimentos seguros

0
0


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai lançar uma campanha nacional para incentivar o consumidor brasileiro a exigir produtos seguros e de qualidade. O projeto está sendo finalizado pelo ministro Roberto Rodrigues que vai encaminhá-lo nos próximos dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e de Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero revela que a idéia é de um projeto interministerial, com a participação dos Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e da Saúde. “Queremos um projeto que envolva outros Ministérios como forma de apontar para o consumidor brasileiro um tempo novo que lá fora já está sendo vivido. O consumidor europeu e o asiático são mais exigentes. Precisamos agregar valor à produção brasileira, internamente também”, defendeu Portocarrero.

O anúncio foi feito ontem (12/04) pelo secretário, durante coletiva à imprensa, quando avaliou os três dias de debates da II Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agropecuários, em Brasília, encerrada nesta quarta-feira. Para ele, a maioria dos projetos oficiais de estímulo à produção de alimentos seguros e de qualidade ainda é direcionada apenas às exportações. Para o secretário, é preciso mudar a postura no mercado interno. Portocarrero avaliou como positiva a Conferência sobre Rastreabilidade.