Pesquisas mostram uma evolução do compromisso do consumidor com o tema
A iStock divulgou uma pesquisa revelando que 96% das pessoas pesquisadas na América Latina estão praticando pessoalmente a sustentabilidade. Esse número atingiu o pico na primavera de 2021 (98%), quando governos de mais de 30 países se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030 na Cúpula do Clima dos Líderes, organizada pelo governo dos EUA.
Nos últimos dois anos, a plataforma de insights criativos da iStock, Visual GPS, fonte de orientação visual dentro da comunidade criativa, capturou descobertas que indicaram um nível de consistência no compromisso das pessoas em viver um estilo de vida sustentável, mostrando porcentagens acima de 90% desde o verão de 2020 até 2021. A pesquisa detectou o sentimento do consumidor de mais de 10.000 pessoas em todo o mundo a cada quatro meses desde novembro de 2019.
Reciclagens e doações
Ao detalhar como é esse compromisso, os resultados mostraram que a reciclagem ainda é considerada a forma mais importante em que os consumidores latino-americanos dizem que têm um impacto positivo no planeta (68%), seguida de reutilizar, consertar, comprar em segunda mão, usar produtos ecologicamente corretos, e tornar suas casas energeticamente eficientes (44%). O menor interesse está em interromper o uso de produtos de uso único e fazer escolhas de transporte que reduzam o uso de gasolina/diesel (33%). Apenas alguns (15%) sugeriram ingressar em associações ou doar para causas ou instituições de caridade que apoiam a sustentabilidade e o meio ambiente como forma de mostrar apoio e compromisso com a proteção do planeta.
No entanto, embora as pessoas acreditem cada vez mais que fizeram progresso pessoal em direção a um estilo de vida mais sustentável, mais de dois terços (78%) dizem que seu governo poderia estar fazendo mais para combater as mudanças climáticas com menos de um terço (22%) confiante de que seu governo está fazendo tudo ao seu alcance; 81% acreditam que as empresas devem assumir a liderança se o governo não o fizer.
“Após o lançamento do Visual GPS há dois anos, aprendemos que os consumidores esperam que empresas de todos os tamanhos assumam a responsabilidade de melhorar as condições climáticas. Nossa pesquisa também mostra que enquanto os consumidores estão realizando algumas ações positivas em seu dia a dia, eles ainda não entendem como questões tão importantes como as mudanças climáticas impactam sua vida diária”, afirmou Rebeca.
De acordo com a executiva, “isso representa uma oportunidade para pequenas empresas e empreendedores mostrarem às suas comunidades como estão comprometidos com a sustentabilidade, como podem apoiar seus clientes a serem mais sustentáveis por meio de suas ofertas e demonstrar os benefícios de ter um estilo de vida mais sustentável”.