Consumo Popular

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“Consumo Popular – Contribuições da Antropologia e Sociologia” é o primeiro livro a ser lançado pelo Mundo do Marketing Editora. Organizado pela PhD em Antropologia Hilaine Yaccoub, a obra traz uma visão inédita e reveladora sobre os segmentos brasileiros de menor renda e sua relação com o consumo. Voltado para profissionais que precisam compreender melhor a relação das classes populares com suas marcas, produtos e serviços.
A obra nasceu a partir do trabalho de pesquisa realizado por uma nova geração de antropólogos do consumo. Ainda mostra que o processo de aquisição de produtos e serviços pelas pessoas destes grupos não passa apenas por uma questão de adequação ao poder de compra ou renda. Mas também por uma transformação do significado e simbolismo deste consumo. Hilaine é antropóloga especializada em comportamento do consumidor, PhD e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM RJ).
Outro incentivo do livro foi a demanda de conhecimento do próprio mercado, que ainda tem dificuldade para responder a uma pergunta simples: “O que é a classe C?”. “É um grupo tão heterogêneo e complexo não cabe em apenas uma letra. Temos ´camadas populares´. Cada grupo com sua especificidade, formas de expressão sociocultural, hierarquia de valores, prioridades – que podem mudar conforme idade, estado emocional, civil… Classe social é muito mais que renda e posse de determinados itens domésticos. Se eu tivesse que designar este grupo por uma letra, seria um grande ´S´. Estes grupos são pluraiS, complexoS, variadoS. Não existe ´um C´, são diferentes ´Cs´”, afirma ela.
Nos onze artigos do livro, o leitor poderá encontrar um pouco destes elementos, que vão contribuir para análises mais aprofundadas desses diferentes grupos. “Os autores reunidos possuem experiência acadêmica e profissional para tratar do assunto de forma séria e relevante, sem ´achismos´ ou dados frios que contam, mas não explicam. Sem apelar para estereótipos, pré-conceitos, ou estudos com interpretações rasas”, explica a organizadora da obra.
 
Serviço 
Título: Consumo Popular – Contribuições da Antropologia e Sociologia
Organizadora: Hilaine Yaccoub
Editora: Mundo do Marketing
Páginas: 352