Controle total dos setores

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Com a necessidade de um sistema integrado para controlar as mais de 60 mil vidas que possui, a Samed, empresa especializada em assistência média empresarial, adquiriu as ferramentas de Gestão Hospitalar e Plano de Saúde, do Protheus 8, solução de ERP/CRM da Microsiga, empresa que pertence a TOTVS, grupo latino-americano de desenvolvimento de software. Entre software e infra-estrutura, a empresa já investiu 500 mil reais nos projetos com a Microsiga.

A Samed conta com três grandes centros médicos ambulatoriais localizados em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba e também possui hospital e laboratório de análises clínicas, prestando atendimento para 11 municípios da região. Para atender a demanda de mais de 100 mil consultas por mês, a empresa procurava por um software que controlasse marcação de consultas, exames, cirurgias e gerenciasse tanto os hospitais como os prontuários dos pacientes.

Antes de implantar a ferramenta a empresa possuía um atraso de 45 dias no faturamento, hoje os valores são atualizados constantemente e podem ser acessados em tempo real. “Com o sistema antigo, o grupo estava vulnerável. Buscávamos uma empresa conceituada no mercado, com um produto com avanços tecnológicos de ponta e que nos oferecesse segurança. O Protheus nos oferece tudo isso hoje”, diz Flávio Ferreira Mattos, coordenador dos projetos de TI do Grupo Samed.

O sistema que tem como front-office a ferramenta de Gestão Hospitalar (GH), tem a solução integrada aos módulos do ERP Protheus de faturamento, financeiro (contas a pagar, contas a receber), compras, estoque, contábil, ponto eletrônico e gestão de pessoas, facilitando o controle de todos estes processos.

Com a ferramenta é possível ter o controle de todos os setores do hospital, da farmácia à cobrança. “O paciente deixa o hospital hoje com a conta pronta, atendendo a legislação da Agência Nacional de Saúde. Outra vantagem é acessar remotamente, de qualquer lugar, dados de todos os setores do hospital e poder compartilhá-los, contribuindo para tomada de decisões estratégicas”, explica Flávio. Atualmente, 250 usuários utilizam o sistema, todos passaram por treinamento e participaram do processo de implantação que foi concluído em oito meses.

Controle da empresa e dos usuários – O Grupo SAMED possui atualmente 700 colaboradores, gera mais 1.500 empregos indiretos e conta com cerca de 150 clínicas credenciadas. Para gerenciar todos os processos envolvidos como definição de coberturas, carências, taxas e preços dos planos, regras de negócios com as diversas classes de prestadores de serviço etc., a instituição contará também com a solução de Plano de Saúde da Microsiga, adquirida depois da ferramenta de GH e programada para entrar em funcionamento a partir de julho.

“Hoje com o Gestão Hospitalar já controlamos os hospitais. Há um ano, sentimos a diferença de possuir um sistema integrado. Com a implantação da solução Plano de Saúde poderemos gerenciar melhor os nossos pacientes de todas as unidades assistidas”, acrescenta o coordenador. A SAMED possui servidores em ambiente Intel (Xeon 3.06 GHZ) e banco de dados SQL. O Windows 2003 server é o sistema operacional de rede utilizado pela companhia.