A correção do banco de dados das empresas é um importante serviço a ser executado para se ampliar a relação com os clientes. A dificuldade dos softwares importados para este processo e organização de bases de dados é decifrar os nomes, endereços e cidades brasileiras com escrita diferenciada, além de verificar a correção do CEP.
“Um levantamento recente mostrou que empresas norte americanas chegam a perder US$ 611 bilhões por ano com o envio incorreto de correspondências, devido a erros nos bancos de dados”, afirma Paulo Fernando Vasconcelos, vice-presidente de CRM Enabling da Assesso Engenharia de Sistemas. Vasconcelos ocupa o mesmo cargo no Conselho de Administração da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd).
Os erros em banco de dados podem gerar problemas em todo o processo de relacionamento com os clientes. Segundo a consultoria norte-americana Gartner Group, cerca de 55% dos projetos de CRM implementados em todos o mundo não produziram o resultado esperado. “Um banco de dados confiável é o primeiro passo para qualquer processo de relacionamento com os clientes”, afirma Vasconcelos.