Correios cumprem acordo com Abemd



A partir de hoje (31/07), as tarifas dos serviços postais e telegráficos dos Correios sofrem reajuste. No entanto, devido ao acordo firmado em 2004 entre Abemd e ECT, os serviços de livre concorrência – Impresso Normal e Especial, Mala Direta Postal Domiciliária, Fax Post e Caixa Postal – serão reajustados só no dia 30 de agosto.

 

Em abril deste ano a ECT informou que descumpriria o acordo que firma que os reajustes de preços nos produtos não-concorrenciais só sejam aplicados 30 dias após publicação no Diário Oficial. Esta medida permite ao mercado de marketing direto, que inclui entre outros os setores de assinaturas de veículos, tenha um mínimo de possibilidade de planejamento para organizar as ações.

 

O presidente da Abemd, Efraim Kapulski, conduziu pessoalmente as negociações com a empresa desde o último reajuste, em março de 2007, para que o acordo vigente fosse respeitado e mantido. Quando, no inicio do ano, os Correios deram indicativos de que iriam descumprir o compromisso, a entidade tornou público ao mercado o episódio. “A Abemd espera que os Correios tenham o bom senso de manter a palavra”, afirmou.

 

A Carta dirigida ao Ministério das Comunicações, em 5 de setembro de 2003, solicitou o acordo, que passou a ser cumprido a partir de 2004, como pode ser comprovado conforme primeira carta, que segue abaixo, comunicando o aceite da nova regra:

 

Carta 0270/ PR Brasília, 01 de outubro de 2004


À Sua Senhoria, o Senhor
EFRAIM KAPULSKI
Presidente da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto
Av. São Luís, 50 – 13º andar – conjunto 132B
01046-9236 São Paulo -SP


Assunto: Reajuste das tarifas dos produtos e serviços da ECT


Senhor Presidente,


Considerando o compromisso assumido entre as Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e a Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD, conforme Protocolo 11.417, assinado em 26/09/2002, com o propósito de desenvolver o Marketing Direto brasileiro, bem como a parceria comercial existente entre os Correios e seus clientes, comunico a V.Sas. que esta Empresa realizará o reajuste anual de seus preços e tarifas.


A ECT estabeleceu, para este ano, que os preços dos serviços não monopolizados (Sedex, Encomenda Comercial, Encomenda Normal, Encomenda PAC, Impresso Especial, Mala Direta Postal, Mala Direta Postal Domiciliária, Porte Pago e Reembolso Postal) serão reajustados 30 dias após a data de início da vigência do reajuste da tarifa aplicado aos produtos monopolizados (Carta, Cartão Postal, Correspondência Agrupada e Telegrama).


A data de vigência para as tarifas relativas aos serviços da área de reserva será dia 1º de outubro de 2004. Portanto somente em 1º de novembro os novos preços dos serviços não monopolizados entrarão em vigor.
Esclareço que essa iniciativa dos Correios tem como objetivo preservar a boa relação comercial da ECT com seus parceiros, permitindo a acomodação das empresas ao reajuste, de forma a garantir um melhor planejamento de suas práticas comerciais.

 

Atenciosamente

João Henrique de Almeida Sousa

Presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima