Cosipa adquire solução da SoftBrasil

0
3

A Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista) investiu recursos da ordem de R$ 1,1 bilhão de dólares em um plano de modernização e atualização tecnológica. Durante este período, muitos equipamentos foram implantados e/ou substituídos e diversos sistemas de automação implantados ou atualizados. Pioneira na utilização da web como plataforma para aplicações industriais, a companhia apostou em soluções baseadas neste tipo de ambiente e vem promovendo uma expressiva evolução em sua cadeia produtiva.

Entre elas, destaca-se um sistema que permite disponibilizar para qualquer lugar, onde haja acesso à Internet, informações dos processos e equipamentos de produção da usina de Cubatão. Estes sistemas utilizam, dentre outros, produtos fornecidos pela SoftBrasil, empresa especializada em soluções para integração e conexão de informações e sistemas industriais, o software wizcon, da Axeda.

Valdemir Ribeiro Pinto, gerente de automação da Cosipa, explica que graças ao sistema de supervisão wizcon, hoje, qualquer funcionário autorizado pode dispor de informações em tempo real sobre todas as áreas da produção, como por exemplo, a temperatura dos fornos ou o fluxo de produção. A escala de utilização do sistema reflete o porte da gigante do setor siderúrgico nacional. “Por mês, cerca de sete mil consultas são realizadas, nas 800 páginas web disponíveis,” explica.

As informações acessadas pelas 2100 estações internas ou remotamente, de qualquer computador ligado à internet são rigidamente controladas por medidas de segurança que, através de senhas, podem restringir os acessos por níveis hierárquicos.
Segundo Ribeiro, na fase inicial de utilização, eram realizados apenas 300 acessos mensais, em cinco páginas oferecidas. A disponibilidade das informações relacionadas aos setores da produção da usina de Cubatão (redução, aciaria, laminações, energia e utilidades) é de crucial importância para a produtividade da Cosipa em todas as etapas do processo industrial: do descarregamento da matéria – prima (carvão e minério de ferro) até o embarque das bobinas e chapas de aços.

“Por envolver setores muito diferentes de produção e funcionar 24 horas, sete dias por semana, a Cosipa necessitava de uma solução que garantisse, além da troca eficiente de informações, estabilidade e controle sobre a produção com grande segurança”, diz Maurício Paraíso, coordenador regional de vendas da SoftBrasil. As informações geradas sobre cada setor da usina são compartilhadas ainda na central de controle de produção, uma área onde os dados são concentrados e as informações armazenadas em um banco de dados.

“Esta central proporciona uma visão global da produção, facilitando o processo de avaliação e tomada de decisões. Com isto, eliminamos a emissão de relatórios impressos que demandavam tempo e custo, sem falar nas inúmeras consultas telefônicas”, afirma Valdemir. Desde a implantação do sistema, a Cosipa mantém estreita parceria com a SoftBrasil. “Contamos com este apoio desde 1998, quando iniciamos o desenvolvimento de um protótipo e até hoje temos tido um amplo suporte técnico da SoftBrasil, que se mantém afinada com as tecnologias mais atuais em automação”, conclui.