CPqD cria solução para Governo de São Paulo

0
2
Com o objetivo de identificar carências e potencialidades das Regiões Metropolitanas da Baixada Santista, Campinas e São Paulo, a Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo contratou o CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, para o desenvolvimento do Software do SIGPLAM – Sistema de Informações Geográficas para o Planejamento Metropolitano. O sistema reúne informações cartográficas, socioeconômicas, urbanísticas e ambientais, além de promover a troca de informações entre diversos órgãos setoriais, permitindo otimização no gerenciamento de obras de expansão de seus serviços.
O novo software tem como escopo gerir, padronizar e integrar informações georreferenciadas, e deve ser desenvolvido no prazo de um ano, de forma a permitir a análise, a visualização e o download de mapas e dados cadastrais e geográficos, bem como a atualização de dados on-line. Como parte do contrato, o centro de pesquisa fornecerá, ainda, toda a documentação do software e o treinamento necessário dos usuários na fase de implantação do sistema. Os primeiros teste de desempenho do software estão previsto para o final de 2007.
“Alinhada à estratégia do SIGPLAM, a solução desenvolvida pelo CPqD disponibilizará mecanismos para um maior controle dos investimentos por meio do compartilhamento de informações de diferentes setores”, explica Everton Correa, gerente do CPqD. Segundo ele, a ferramenta será um importante instrumento de planejamento, já que, “a partir dele, o Estado poderá ser mais assertivo em suas realizações”.