Com baixo custo operacional e segurança de dados nas transações eletrônicas, acaba de ser lançado o CPqD Smart Card, sistema off-line de micro-crédito, pré ou pós-pago. A solução pode ser personalizado para diversos tipos de empresas como postos de abastecimento de combustíveis, de água, energia ou gás, convênios de saúde, restaurantes, cinemas e farmácias.
De acordo com Joseph Haim, gestor de produtos a cartão do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o sistema é uma ferramenta que contribui para a fidelização dos clientes. “Com ele, os estabelecimentos comerciais têm um maior controle das operações. Por meio de relatórios periódicos, emitidos pelo sistema, o comerciante tem acesso aos detalhes de todas as operações realizadas em um determinado período. Isso porque cada vez que um cliente utiliza o cartão, o sistema confere e valida as informações daquele usuário”, explica.
As informações de crédito ou transações previamente armazenadas no cartão do consumidor são transferidas para os cartões dos prestadores de serviços, por meio do terminal Card2Card desenvolvido pelo CPqD. “Com o CPqD Smart Card, não há necessidade de uma autorização on-line a cada transação, basta uma única conexão diária, via Internet, com o Sistema Autorizador do CPqD para a transferência dos dados já validados”, comenta Joseph.
Marcos Aurélio Pegoreti, gerente da área de Telefonia Pública a Cartão do CPqD, ressalta a capacidade de desenvolvimento de aplicações personalizadas, específicas ao negócio do cliente. “A possibilidade de diferentes aplicações instaladas em um mesmo cartão do consumidor torna o Sistema CPqD Smart Card ainda mais completo e diferenciado”, declara. Por possuir um chip com capacidade de armazenamento de dados, um único cartão pode ser usado para mais de um serviço, como, por exemplo, alimentação e pagamento de conta de água.