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Crackers inovam para aplicar fraudes digitais



De acordo com dados divulgados pelo E-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, as lojas on-line brasileiras devem faturar R$ 1 bilhão neste natal (de 15 de novembro a 23 de dezembro), o que representa um crescimento de 45% sobre o mesmo período de 2006. O problema é que às vésperas do Natal surge um alerta para quem realizada compras na Internet. Nessa época cresce a preocupação com as fraudes digitais realizadas no natal.


“Os crackers, ou seja, os invasores tem inovado. Clonam as páginas das lojas virtuais reais de forma tão idêntica que somente prestando muita atenção é que o e-consumidor percebe que se trata de um site clonado. Além disso, estão propagando e-mails natalinos, em nome de organizações, com links fraudulentos. As mensagens são tão bem elaboradas que possuem até recursos de flash”, afirma o especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro.


De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), as fraudes digitais em 2006 cresceram cerca de 53%. Já os problemas de segurança como um todo foi registrado um aumento de aproximadamente 191%. Entre os vírus mais propagados, o phising scam tem ocupado os primeiros lugares da lista. Definido como uma forma de roubar informações pessoais ou valiosas de internautas, segundo estudo da McAfee, entre os anos de 2004 e 2006, este programa virtual mal-intencionado com objetivo de capturar senhas e outras informações confidenciais cresceu 250%.
Leandro dá dicas para evitar problemas nas compras on-line:


– utilize apenas o seu computador, atualize o antivírus e não faça compras em locais como lan houses;


– não acesse links de mensagens encaminhadas por e-mail por estranhos, eles podem ter programas espiões;


– evite propagandas que prometem levá-lo ao site, prefira digitar o endereço na barra quando quiser visitar uma página;


– prefira as lojas grandes e conhecidas ou aquelas indicadas por amigos;


– busque no site as informações do endereço físico da loja e dos telefones;


– desconfie de lojas que não aceitam cartão de crédito e pedem depósitos;


– ao comprar pela Internet, jamais passe dados pessoais ou financeiros por e-mail. De novo, empresas confiáveis solicitam essas informações no próprio site, informando claramente os aspectos de segurança e condições comerciais.

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