Cresce o número de franquias no Brasil

0
1



A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga os resultados da primeira pesquisa trimestral do desempenho do setor de franquias. Realizada em parceria com o Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração) e o Canal Varejo – Consultoria de Mercado de Bens e Serviços, a pesquisa constou que no segundo trimestre deste ano, houve um crescimento de 3,19% no número de lojas em operação. Já as projeções para o próximo trimestre, referente aos meses de julho, agosto e setembro, indicam um aumento em torno de 4,32%.


De acordo com os dados apresentados foi possível Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, com este estudo será possível antecipar a performance de alguns segmentos no decorrer do ano, oferecendo aos empresários do setor uma prévia dos resultados do franchising. O executivo ressalta ainda, que essa foi a primeira divulgação do índice e que a meta é em pouco tempo aumentar a base de dados do estudo.


A pesquisa avaliou o desempenho e a expectativa de expansão do setor de franchising no Brasil, no segundo trimestre de 2007, a partir de uma amostra de 26 empresas franqueadoras, que atuam nos segmentos de Alimentação, Educação, Beleza/Saúde e Vestuário. Do total da amostra de redes participantes da pesquisa, 60% são do segmento de alimentação; 25% de educação e 15% de beleza e saúde. Nessa primeira edição dos indicadores trimestrais, as 26 empresas franqueadoras que responderam à pesquisa compõem cerca de seis mil lojas, das quais 95% correspondem a unidades franqueadas e 5% a unidades próprias.