Cresce o número de spams

0
5
As estatísticas sobre segurança de e-mail mostram que do quarto trimestre de 2006 ao primeiro trimestre de 2007 o volume de spams aumentou 44,29%. O “lixo” eletrônico, que inclui spams, ataques phishing, vírus, Directory Harvest e outros tipos de ataques, cresceu 24,46% no mesmo período. Os resultados baseiam-se nos dados agregados do Smartlab da SonicWall e do aumento de 28,9% de novas instalações de SonicWall Email Security durante o período mencionado.
Os ataques do tipo Directory Harvest continuam dominando no primeiro trimestre do ano com 57,99%, embora com um percentual abaixo do último trimestre de 2006, 63,52%. O volume de e-mails bons subiu um pouco, de 5,84% no quarto trimestre para 6,83% no primeiro. Os ataques phishing seguem crescendo, mas ainda assim apresentaram uma queda inferior a 1% no trimestre. Na metade de janeiro houve um surto de ataques phishing, com padrão semelhante ao dos anos anteriores, na tentativa de tirar proveito ainda do grande volume de transações com cartão de crédito.
A SonicWALL continua a observar estas ondas nos trimestres que refletem sinais familiares da economia dos malwares em ação: os ataques do tipo Directory Harvest visam a obtenção de endereços eletrônicos, os vírus querem recrutar máquinas zumbis para fazer parte de uma botnet, enquanto o alvo dos spams e ataques pishing é amealhar dinheiro. Por exemplo, em janeiro último, foi detectado um aumento temporário de 15% no número de ataques do tipo Directory Harvest, seguido por um rápido aumento de 12% no volume de vírus por e-mail. Na metade de fevereiro foi a vez dos ataques phishing apresentarem aumento de 28%, incluindo aí o maior pico do trimestre no dia 12 de fevereiro.