O faturamento das vendas do comércio da região metropolitana de São Paulo registrou alta de 3,2% em maio, no contraponto ao mesmo período de 2007, segundo apurou a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. No acumulado do ano, o varejo registra alta de 5,9%. A elevação foi sustentada pelas vendas do Dia das Mães, a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal. A oferta de crédito, embora sob ameaça de restrições, como alternativa de contenção da inflação, também influenciou.
De acordo com a Fecomercio, o varejo está vivendo um momento de definições, fortemente vinculado às ações que serão tomadas no sentido de manter a inflação sob controle. Os resultados das vendas serão importantes para definir de forma mais clara a tendência do comércio até o final do ano. A característica do consumidor brasileiro é reagir de forma imediata a ações que tenham repercussão sobre a sua renda e sobre suas expectativas: alterações no acesso ao crédito e redução da renda real, seja por elevação de imposto ou aumento da inflação, podem mostrar reflexos imediatos nos próximos meses sobre o movimento das vendas.