O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Crescem as vendas no varejo em agosto



Sustentadas pelo crédito, as vendas do comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo cresceram 4,7%, em comparação a igual mês do ano passado, elevando a taxa acumulada em 2006 para 3,5%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio).

O resultado positivo decorre do bom desempenho verificado nos grupos de vestuário, material de construção e farmácias. Porém, quedas nos segmentos de supermercados e autopeças impediram um crescimento mais expressivo do índice mensal.

De acordo com o presidente da entidade, Abram Szajman, o crédito e a recuperação da renda do trabalhador colaboraram, positivamente, para a expansão das vendas. Em agosto, as concessões de financiamentos para pessoas físicas atingiram R$ 43 bilhões, acumulando cerca de R$ 328 bilhões no ano. Por outro lado, o endividamento, pressionado pelas altas taxas de juros às pessoas físicas, atuou como freio à meta de se alcançar um ciclo expressivo de vendas no varejo.

Dados do Banco Central mostram que o juro nominal médio mensal acumulado até agosto deste ano foi de 3,83%, enquanto o IPCA do período fechou em 3,84%. Para Abram Szajman, como os consumidores costumam optar por financiamentos de 12 meses, a quitação dos débitos acompanha a seguinte lógica: “no primeiro mês, eles pagam a inflação do ano. No segundo, liquidam o custo real do empréstimo que contraíram e, nos outros dez meses, colaboram para garantir o lucro dos bancos e os impostos do governo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima