Por mais vantajoso que possa ser para uma empresa ou marca, ter um público amplo pode não ser uma tarefa simples. Ainda mais que é preciso sempre pensar em formas de incluir diferentes perfis em ações, bem como no atendimento como um todo, durante a experiência de compra dos consumidores. A necessidade de conhecer profundamente o cliente, como ele se comporta, suas necessidades e desejos não é novidade. Mas, é um diferencial de cada negócio a forma de trabalhar com essas informações, a fim de transformar todos os consumidores em clientes ideais.
No caso da rede C&A, o cliente ideal é aquele que tem “atitude moderna em relação aos desafios que enfrenta no dia a dia e vê na nossa marca como um lugar onde pode se conectado com a moda e deseja se expressar pela forma de vestir”, como comenta Elio Silva, vice-presidente de operações e maketing. Ele ainda explica que é por isso que a empresa busca ser vista como uma parceira, presente em diversos momentos na vida do consumidor. “Trabalhamos sempre para criar relações de compromisso e cumplicidade de longo prazo.”
Aliás, cumplicidade é uma meta da empresa que está à frente, ainda, de fidelização. E para que esse pilar seja estabelecido, é buscada uma conexão com os clientes que seja sincera. “Para que possam perceber que somo fieis em nossa proposta de como oferecer o que eles precisam cada vez melhor”, relata o executivo. Um caminho encontrado foi a criação do Conselho Fashion, que é composto por mais de 1.500 clientes mulheres da marca. Assim, elas são constantemente questionadas pela companhia para darem suas opiniões sobre campanhas, lojas, estampas de coleções e, inclusive, sobre um estilista para novas parcerias. “Elas ajudam a ditar o tom das novidades encontradas diariamente em nossas lojas e no nosso e-commerce e nos permite conhecer também cada vez mais seus gostos e preferências”.
Sem contar o desenvolvimento dos outros canais de comunicação. “Acreditamos que o melhor caminho para mantermos nossos clientes próximos da C&A é garantindo uma conexão diária com eles nas lojas, nas redes sociais e no e-commerce”, declara Silva. Dessa forma, a marca constrói seu caminho de quatro décadas no Brasil, mantendo o foco no público. Colocando em foco em seu DNA inovação e uma busca permanente em estar próxima dos consumidores. “Dessa forma, nós trabalhamos constantemente para inovar na maneira como nos comunicamos com os nossos públicos, nas mais diversas frentes. Fazemos muito mais do que apenas campanhas de TV diferenciadas”, comenta ele. Não por menos, a companhia foi eleita pela comunidade LGBT como a mais inclusiva do país. “Essas iniciativas reconhecidas provam que somos uma varejista que está pronta para atender a todos.