A Bayard, rede de lojas que comercializa artigos esportivos e conta com oito unidades distribuídas pela cidade de São Paulo, precisava otimizar seu parque de TI e reduzir custos operacionais, principalmente de suporte e manutenção. Com este cenário, a integradora NetMicro implantou uma solução de centralização de aplicativos (da fabricante Microsoft) nos servidores da cadeia de lojas que alcançou cerca de 58% em redução de despesas operacionais de TI. Todo este projeto, envolvendo equipamentos e serviços, superou investimentos da ordem de R$ 120 mil.
O parque tecnológico das Lojas Bayard era composto por microcomputadores que ocupavam muito espaço nas lojas, em locais que poderiam ser utilizados para exposição de artigos esportivos ficavam as estações de trabalho. Para reverter esta situação, a rede optou por adquirir terminais thin clients – PCs menores, mais simples e baratos, que dispensam peças como o disco rígido, por exemplo.
O terminal server da Microsoft centralizou todos os sistemas utilizados pela Bayard nas Lojas nas máquinas principais (servidores), diminuindo o tempo gasto com suporte e alcançando redução de despesas com manutenção. A possibilidade de adquirir microcomputadores menores e mais baratos, e a diminuição do tempo e do dinheiro gastos com suporte técnico gerados a partir desta instalação, resultaram na economia que a rede de lojas buscava. “Hoje, o gasto da Bayard nas lojas com suporte e licenciamento é muito baixo. A economia direta que alcançamos nesse setor foi muito satisfatória”, comenta Katia de Paula, coordenadora da área de TI da Bayard.
O parque tecnológico da Bayard é composto por 12 servidores e mais de 100 estações de trabalho, sendo 42 delas terminais thin clients utilizados nas lojas. A solução sugerida pela NetMicro mantém todos os aplicativos centralizados em 8 destes servidores das lojas e permite que qualquer computador (desde um equipamento simples e barato como um terminal thin client), possa acessá-los.
Katia de Paula também conta que o processo de implantação desta ferramenta levou apenas 15 dias para ser concluído. “A solução proposta pela NetMicro atendeu nossas principais necessidades: redução de espaço físico ocupado por hardware e economia com equipamentos, licenciamento de software e suporte”, comenta a coordenadora.
Quanto a esse último item, Kátia revela que houve “uma redução aproximada de 50% no tempo de suporte dos terminais thinclients em relação a um PC normal”. Isso foi possível pois o thinclient é uma máquina com poucos componentes e geralmente o problema mais comum é a desconfiguração dos terminais por falta de atenção do usuário no seu manuseio. “Quando é necessário refazer a configuração de um thinclient não se gasta mais que 10 minutos”, ressalta Kátia.
A Bayard ainda investe em várias outras ferramentas que agilizam e aprimoram seu parque de TI. Entre elas, estão sistemas de automação comercial, controle da logística e softwares de gestão financeira, administrativa e contábil.