De carona no movimento tecnológico

A geração Y, ou também conhecida como a geração do milênio, é caracterizada por pessoas que nasceram entre as décadas de 1980 e 1990. Desenvolvida em uma época de avanços tecnológicos, essa geração foi a primeira verdadeiramente nascida no meio moderno e conectado. O surgimento de novas tecnologias também permitiu, ao mesmo tempo, o estabelecimento de um ambiente em que novas soluções surgissem, com o intuito de resolver problemas existentes e diminuindo os parâmetros de tempo e espaço. Como resultado, a sociedade passou a exigir mais e mais por ferramentas que lhe trouxesse comodidade. Assim, muitos integrantes dessa geração Y, pegaram carona nesse cenário mais favorável e de desenvolvimento, e passaram a criar empresas mais rápidas e adaptáveis. “As startups chegaram ao mercado lançando ideias das mais diversas áreas, a fim de verificar a sua viabilidade dentro do mundo real”, adiciona Cesar Galdino Filho, fundador da Reserva Ativa.
Como ele mesmo explica, esse novo tipo de negócio deve sempre surgir diante de um problema e o empreendedor precisa pensar na viabilidade de execução. “Às vezes a ideia pode ser boa, mas pode ocorrer de não existir um público que esteja disposto a usar a ferramenta criada. Uma startup deve estar preparada para morrer tão rápido quanto o seu nascimento e ser capaz de colocar sua proposta em execução com baixíssimo investimento”, diz. Ele que é tenente reserva das Forças Armadas Brasileiras percebeu o problema, justamente, na recolocação de militares reservistas no mercado de trabalho, inspirando-o, então, para a criação de sua startup. “A Reserva Ativa é, hoje, a única plataforma de empregos para militares da reserva das Forças Armadas Brasileiras”, conta. Entre os objetivos está em oferecer vagas em todo País e disponibilizar uma plataforma de cursos online para aprimoramento intelectual.
Além de já saber a solução que queria, o executivo já tinha em seu projeto também um nicho específico, que, segundo ele, deve ser uma aposta que qualquer empreendedor deve fazer ao criar um negócio. “Por mais que o público seja menor, a efetividade da ferramenta tende a ser maior e agradar mais os usuários. Com isso, pode ocorrer que pessoas que ainda não tinham visualizado a necessidade de resolver aquele problema percebam que a startup pode ser útil para isso”, explica. Como ele mesmo argumenta, todos possuem problemas, que podem influenciam as pessoas de formas diferentes, dependendo do tipo de público ao qual está inserido. “O Portal Reserva Ativa buscou focar em um nicho de mercado bastante específico, que são os militares das Forças Armadas. Existem pouquíssimas soluções para esse público em razão do distanciamento muitas vezes existente entre ele e a iniciativa privada. Nós, os fundadores, já servimos o Exército e percebemos esta oportunidade de negócio, que já bastante tradicional em outros países.”
Junto à criação de uma solução e da escolha de um nicho, Galdino Filho explica que o surgimento da internet 3G e 4G, bem como da popularização do sinal Wi-Fi em locais públicos, foram fatores que contribuíram para a criação e visibilidade da sua startup e do setor como um todo. “Especificamente para o mercado de recursos humanos, o qual sofre com a alta rotatividade dos funcionários, os aplicativos tornaram possível a candidatura para vagas pelo próprio celular, bem como possibilitou entrevistas por meio de videoconferência. Além disso, plataformas de currículos permitem a triagem de milhares de candidatos em poucos cliques, diminuindo o tempo do processo seletivo e oferecendo maior assertividade na contratação”, completa.

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