XRM ao invés de CRM. Esse é o conceito de relacionamento com clientes proposto pela EM Technologies, empresa norte-americana de tecnologia. O X é a variável da evolução do CRM, aplicado para a gestão de relacionamentos globais: internos e externos (fornecedores, funcionários e clientes), conforme explica Richard Cotrim, Country Manager da EM Technologies no Brasil.
Embora, no momento, o foco da empresa seja as seguradoras, o executivo comenta que a ferramenta é customizada e pode ser adequada a diferentes setores com personalizações simples. “Percebemos, diferentemente de outras ferramentas, que cada empresa tem uma forma de registrar os contatos, contratos, além das informações gerenciais. É por isso que damos liberdade para que o próprio cliente possa criar seu relatório e configurar o dash work, facilitando assim a operação do gestor. Nossa ferramenta para seguro saúde, por exemplo, é completamente diferente que a da indústria de papel”, completa. Para o executivo, o conceito de CRM tornou-se limitado, além de ser habitualmente confundido em operações de pós-venda.
“Nossa intenção não é manter grande força de vendas, é muito mais fácil atingir o mercado com parceiros, que são os responsáveis por aproximadamente 90% do faturamento da EM”, afirma Cotrim ao revelar a estratégia de internacionalização da empresa, que além da filial instalada no Brasil, é procurada por parceiros no Oriente Médio e China.