De olho nos grandes

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As pequenas e médias empresas possuem seus próprios métodos para crescer. Porém as grandes marcas podem servir de exemplo na hora de implementar algo dentro da PME. “Às vezes, nos inspiramos nas grandes, como quando aplicamos os métodos de gestão 5S e PDCA”, afirma Francisco Penido, gerente comercial da Schedule, empresa de materiais hidráulicos localizada no interior de São Paulo. E não é só nesse ponto que a empresa segue métodos de empresas consagradas. Na hora de expor, o método utilizado também é parecido. “Colocamos anúncios em jornais e veiculamos publicação em rádios, por exemplo”, diz Penido.
Porém, a empresa ainda possui as características peculiares, como atendimento personalizado e rápido. Para a ClienteSA, Penido falou sobre essas e outras questões.
ClienteSA – Como a empresa procura expor a marca?

A gente procura investir em publicidade no jornal e em rádio, principalmente. Além disso, trabalhamos com o marketing boca a boca, através de nossos vendedores externos e internos.
De que forma vocês procuram trabalhar o relacionamento com o cliente?

Através de constantes contatos de nossos vendedores e visitas eventuais de nossos gerentes. Além disso, procuramos levar ao conhecimento de nossos cliente todas as novidades tecnológicas que possam ser úteis para eles, através de palestras gratuitas juntamente com nossos fornecedores. Fazemos essas ações de forma frequente.
Vocês desenvolvem alguma ação de fidelização?

Nossa ação de fidelização acontece, principalmente, no trabalho de pós venda, algo no qual depositamos muito empenho, algo que inclui visitas aos clientes. Esse processo é feito por uma equipe experiente.
Onde o senhor acha que está o grande diferencial das médias empresas em relação às grandes, quanto à gestão dos clientes?

Na proximidade com os clientes, e em especial flexibilidade para resolver os problemas deles de uma forma que eles precisam. O serviço desse segmento é mais moldado ao cliente. Nós, por exemplo, temos possibilidade de mudar nossas regras para atender as regras dos clientes.
Vocês procuraram incorporar métodos de grandes empresas?

Aplicamos o 5S, um método para implantação de qualidade total. Os cinco “s” são: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). Outra ação de gestão é o PDCA, uma sigla em inglês que significa Planejar, Executar, Verificar e Agir.