O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Decisões rápidas e certeiras



Melhoria na qualidade das informações e a na acessibilidade aos dados das 41 lojas e centros logísticos. Esses eram os objetivos da Saint-Gobain Distribuição Brasil, empresa varejista do ramo de materiais para construção (gestora das bandeiras Telhanorte, Pro Telhanorte e Center Líder), ao investir em uma solução de business intelligence (BI) da MicroStrategy. Pertencente ao grupo francês Saint-Gobain, a companhia, que possui 3,2 mil colaboradores, buscou uma ferramenta capaz de suportar análises detalhadas com um grande volume de informações.

 

“Em virtude da competitividade e do dinamismo do mercado varejista, as decisões precisam ser rápidas e certeiras. A Saint-Gobain Distribuição Brasil tem grande preocupação com essa questão e entende que para garantir qualidade às decisões é preciso ter qualidade e confiabilidade nas informações. Além disso, o forte crescimento previsto em um curto prazo e a possibilidade de aumentar a nossa capacidade de análise e cruzamento de informações foram determinantes para essa modernização”, explica Ronaldo Canteiro, coordenador de BI da rede.

 

Antes da implementação, o acesso às informações acontecia por meio da extração de arquivos diretamente dos sistemas legados. Posteriormente, esses dados eram processados em Excel ou Access para geração de relatórios departamentais não-padronizados, apresentados em formatos diferentes por cada uma das áreas da empresa. De acordo com o executivo, após a introdução da ferramenta na companhia e com as atuais mudanças nos sistemas operacionais, este método vem sendo gradativamente substituído pelos relatórios e painéis desenvolvidos diretamente na solução da MicroStrategy.

 

Atualmente são atendidos cerca de 90 usuários provenientes dos departamentos de compras, logística, finanças, vendas e operações e as informações estão consolidadas em um banco de dados de aproximadamente 400GB. “Entre os benefícios está a agilidade, conquistada graças à independência do usuário para acessar e extrair as informações necessárias para a realização do trabalho. Além disso, todo e qualquer relatório desenvolvido pelo departamento de BI é documentado e validado diretamente com o seu solicitante, o que garante que a informação que está sendo disponibilizada seja totalmente compatível ao que foi solicitado, atribuindo qualidade ao produto entregue ao usuário”, explica Canteiro.

 

A companhia pretende ainda expandir a utilização do BI na empresa. Já estão em andamento projetos específicos nas áreas de finanças e logística e a implementação do módulo Narrowcast para envio automático dos relatórios para e-mails e equipamentos móveis. Entre os objetivos futuros estão o atendimento das demais áreas da empresa, como RH e marketing, aumento na utilização de dashboards, datamining e iniciativas em CRM analítico. “As informações ainda não estão totalmente integradas, pois o projeto está em andamento. Porém a ideia é integrar todos os dados necessários para a modernização e padronização da gestão da empresa”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima