A informação é um recurso reutilizável e seu valor aumenta à medida do uso. Essa é a principal conceito dentro dos processos de qualidade da informação, de acordo com Guilherme Rocha, presidente da System marketing Consulting. “Informação só tem quando é utilizada”, afirmou em sua apresentação na 1ª Conferência Internacional em Qualidade da Informação. O executivo destacou os pontos a serem seguidos para garantir bons resultados a partir do uso correto dos dados.
Segundo Rocha, a informação deve ser gerenciada como produto. Quando ela é organizada e preparada para o uso particular é chamada de Produto Informação (PI). Dentro dessa visão, a qualidade está diretamente relacionada ao valor que ela produz no PI. Esse, por sua vez, precisa assegurar que a informação atenda as exigências do cliente. “Nesse processo, a grande preocupação é ter métricas de qualidade”, pondera.
O presidente da System apresentou também os 10 desafios dos projetos de Qualidade da Informação. Em primeiro lugar, vem a analise da necessidade do negócio e do ambiente de informações. Depois é preciso qualificar os dados, verificar o impacto nos negócios e identificar a raiz do problema. Já na fase da implementação, é necessário desenvolver o plano de melhorias, prever erros futuros, corrigir erros existentes e implantar controle de metas. Por fim, comunicar as ações e resultados.