Detox das compras

0
28
Fundadora do site Finanças Femininas, Carol Sandler lança, pelo selo Benvirá, o livro “Detox das compras – Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu dinheiro”. A obra traz uma reflexão sobre como o imediatismo acelerou o consumo ao redor do globo, e dá dicas para que as pessoas melhorem a relação com o consumo.
“A proposta aqui não é ser contra o consumo, mas sim a favor de um consumo sustentável e equilibrado – para o bem do seu bolso, a sua saúde, a sociedade e o meio ambiente”, declara a autora. Carol abre sua obra o olhando como o mundo do consumo mudou nos últimos anos. “Tudo se acelerou – inclusive as coleções de moda – e tudo precisa ser para ontem”, comenta. Segundo ela, este imediatismo bate de frente com a nossa capacidade crítica de pensar, planejar e priorizar. “Passamos a consumir mais do que nunca – um estudo que cito diz que nosso consumo de moda cresceu 400% em duas décadas”, complementa.
O livro, que será lançado em novembro, ainda questiona se o dinheiro e as compras realmente trazem felicidade. “O nosso padrão de vida nunca foi tão alto, mas isso não se traduziu em índices de felicidade maiores”, comenta a autora. Um estudo sobre materialismo citado na obra mostra que quanto mais materialistas e consumistas as pessoas são, maior a infelicidade e o risco de desenvolver uma depressão.
A autora lança mão de pesquisas de economia comportamental e psicologia econômica para discutir a forma como são tomadas as decisões quando o assunto é consumo. Com base em estudos recentes, a especialista em finanças pessoais comenta sobre porque as pessoas se comportam de maneira consumista quando se veem diante de um desejo ou impulso. “É hora de fazermos as pazes com a ideia de que somos emocionais. Somos feitos de desejos, impulsos, vontades e paixões. Se não tomarmos cuidado, usaremos nosso lado racional apenas para justificar e racionalizar nossas decisões – que já foram tomadas lá atrás, assim que bateu a vontade”, afirma.
Carol ainda aborda temas importantes como o transtorno de compras compulsivas (oniomania) e mostra como a forma acelerada que o mundo consome tem gerado impactos negativos na sociedade. Exemplo disso é a dinâmica do fast fashion, que muitas vezes usa mão de obra que trabalha em condições degradantes em países que não seguem as melhores práticas de impacto ambiental.
“Mas nem tudo são trevas, e também trago no meu livro todas as tendências bacanas que estão surgindo, como o lowsumerism, as empresas B e o slow fashion”, declara. Para finalizar, a autora traz dicas práticas para os leitores transformarem a sua relação com consumo e ainda conta um pouco de sua experiência ao ficar seis meses sem compras.
Ficha Técnica
Título: Detox das compras
Autora: Carol Sandler
Editora: Benvirá
Páginas: 136
Preço: R$27,00