O designer George Homer, especialista no mercado de varejo com mais de 20 anos de experiência, destaca algumas técnicas de visual de merchandising para o varejo, mostrando como determinadas mudanças na aparência da loja podem atrair o olhar dos clientes para os produtos.
“A propaganda leva o cliente até a loja e o visual marketing o traz até a mercadoria. Noventa por cento das decisões de compra ocorrem no interior da loja”, afirma Homer.
Para o designer, fatores como iluminação, cor, arquitetura, número de mercadorias expostas, freqüência de renovação dos itens, equipamentos de exposição, imagens e material promocional podem ser programados de acordo com a sensação que se pretende causar, interferindo na decisão final do consumidor.
Seguem os dez pontos principais definidos por Homer para aumentar as vendas:
1. Limpar os itens velhos e abrir espaço para produtos novos.
2. Determinar os itens que serão colocados na vitrine de acordo com o calendário promocional da empresa.
3. Colocar estes itens nos pontos focais dentro da loja.
4. Definir os produtos que devem ser colocados ao lado destes itens de destaque para promover a venda de itens adicionais.
5. Estabelecer e programar a quantidade das mercadorias que mais vendem para atender o potencial da loja.
6. Eliminar a exposição dos itens danificados, dentro da loja.
7. Capacitar os vendedores com informação dos produtos e com treinamento na arte de expor mercadoria e técnicas de venda.
8. Aplicar uma boa política de serviços, incluindo as devoluções.
9. Definir qual é o cliente da empresa e concentrar os investimentos para conquistar e manter este público alvo.
10. Concentrar os recursos de iluminação nos pontos focais e vitrines.