DHL Express investe em e-commerce

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Agilizar processos e trazer diversos benefícios para os clientes. Esses são alguns dos fatores principais que fazem a DHL Express, empresa de serviços expressos, investir constantemente na utilização e aperfeiçoamento das ferramentas eletrônicas. Em resposta, hoje, 69% dos pedidos de coleta já ocorrem de forma eletrônica. A meta para o próximo ano é fazer com que 90% das solicitações sejam realizados por meio das ferramentas eletrônicas. Atualmente, os clientes da DHL Express contam com três sistemas (DHL Connect, Easyship e E-AWB), desenvolvidos pela própria empresa, para perfis de clientes distintos.

O DHL Connect consiste em um software para gerenciamento e controle dos envios. Com ele, o cliente pode agendar coletas, preparar conhecimentos aéreos para envios de remessas, solicitar materiais de envio e rastrear remessas, além de produzir relatórios. O software é destinado às empresas que emitem de 50 a 200 conhecimentos aéreos (AWBs) por mês. Thais Marca, vice-presidente comercial da DHL Express, explica que até setembro de 2005, foram realizados 64,6 mil envios com o DHL Connect. “Temos mais de 30 mil contas cadastradas que se favorecem constantemente das vantagens operacionais do software”, ressalta.

Outro sistema que facilita os trâmites de envio de remessa é o DHL EasyShip, uma ferramenta de gestão para qualquer organização que tiver que lidar com grandes volumes de envios ou entregas regulares agendadas. O sistema responde às necessidades de cadeias de suprimentos de multinacionais e qualquer negócio com uma função central de envio.

“O DHL EasyShip dá total visibilidade e controle do envio. Com ele, os benefícios verificados são maior precisão com atualização de serviço automatizadas e validade de entradas de dados de exportação, mais visibilidade dos envios em trânsito, melhor controle de processos, o que conseqüentemente resulta em satisfação do cliente, serviço pontual e dentro do orçamento”, comenta a executiva. Para o próximo ano, a empresa planeja o lançamento de uma nova versão do software, o EasyShip 5.3.

As empresas que fazem até 10 conhecimentos aéreos por mês também têm acesso a uma ferramenta específica de e-commerce. O E-AWB é um sistema 100% web e simples de ser operado. Com características bastante funcionais, o software permite preparar e enviar remessas com a emissão do conhecimento aéreo, preparar documentos para remessas internacionais, agendar endereços, arquivar banco de dados, gerenciar envios, e emitir relatórios.

A DHL Express já está investindo numa versão ainda mais sofisticada do software. Nos próximos meses, o sistema também permitirá a abertura de contas via web, pagamento cash por cartão de crédito e cotação de serviços. “Investiremos na possibilidade de rastrear remessas online, solicitação de coletas eletronicamente e gerenciamento total da remessa pelo cliente para chegarmos, em 2006, a mais de 90% das remessas sendo realizadas através das ferramentas eletrônicas”, conclui.