A Associação Comercial de São Paulo, ACSP, prevê queda de aproximadamente 5% nas vendas do comércio paulistano neste Dia das Crianças em comparação com o ano passado. Segundo a entidade, fatores macroeconômicos, como a redução da massa salarial e a queda real do crédito às pessoas físicas, empurram os números para baixo. “Esta avaliação é baseada nos últimos indicadores macroeconômicos. Portanto, resta ao comércio atuar em cima dos fatores microeconômicos. Ou seja, focar bastante em promoções e publicidade, esforçando-se para tentar driblar as restrições orçamentárias das famílias”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.
Ainda segundo a ACSP, o dólar alto – em torno de 60% acima do que em outubro de 2014 – certamente afetará o mix de produtos disponíveis nas lojas. Já que a cotação atual desfavorece os itens importados e favorece os nacionais, sobretudo roupas e brinquedos. Como o Dia das Crianças é a última data comercial antes do Natal, trata-se de um bom termômetro para o desempenho do varejo no fim do ano. Por isso, segundo a Associação, os varejistas devem aguardar os resultados da primeira quinzena de outubro para definir encomendas e projetar vendas para o Natal.