As vendas em função do Dia dos Mães devem crescer 6% neste ano em comparação ao mesmo período de 2008, com um fluxo de pessoas 12% maior circulando nos shoppings nas semanas que antecedem a data. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) esse crescimento será possível graças ao investimento dos shoppings e redes de lojas em ações de marketing e mídia. O estudo detectou ainda que 58% dos lojistas usaram de estratégias como descontos, divulgações e lançamento de novos produtos.
O Dia dos Mães é a segunda melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Pouco mais da metade dos empresários, 53%, acreditam que o desempenho poderia ser melhor não fosse a crise financeira que, para eles, trouxe um fluxo menor de pessoas e menos motivação para gastar. Entre os produtos mais procurados estão os artigos para o lar e objetos de decoração, CDs e DVDs, doces finos, bijouterias e acessórios, livros, perfumaria e cosmético, roupas e sapatos. Os presentes mais caros estão sendo trocados por lembranças de custo menor.