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Dia das Mães na última hora?

Conhecida com a data mais importante do varejo apenas atrás do Natal, o Dia das Mães confirma o comportamento do consumidor brasileiro de deixar a decisão de compra para a véspera. Em 2014, por exemplo, 64% das pessoas que falaram sobre o tema no Twitter deixaram para adquirir os presentes nas últimas duas semanas antes da data. A conclusão faz parte do estudo da agência iProspect, que levou em conta as menções sobre intenção dos usuários no período de 26 de abril a 10 de maio de 2014. Ainda de acordo com o levantamento, 18% dos usuários da rede declararam que não sabiam o que iriam comprar, enquanto apenas 12% já tinham escolhido e adquirido algum produto. As categorias Flores e Modas & Acessórios lideram com 21% do total de menções, seguida por Cestas & Chocolates (16%) e Perfumes & Cosméticos (9%). 
Com base neste cenário, a iProspect identificou cinco oportunidades para impulsionar as vendas em e-commerce para o Dia das Mães com base em ajustes de conteúdo para o site. Que são:
– Crie guias de compra: recente pesquisa da Redshift Research comprovou que 59% dos consumidores acreditam que experiências de compra online são mais personalizadas que em lojas físicas. Por isso, guias de compras são uma solução rápida e prática para segmentar a personalidade de diferentes mães e entregar uma experiência individualizada para o cliente, além de ajudar a parcela de consumidores indecisos a encontrar presentes únicos para elas.
– Apele para o lado emotivo: pesquisadores do MIT concluíram que existe uma forte correlação entre a utilização de emoções e a eficiência de anúncios. Esse conteúdo não é apenas aspiracional e torna-se tangível para os clientes através de texto, imagens e vídeos que traduzam personalidades e estilos de vida que são possíveis através da compra de produtos específicos.
– Agregue experiências aos produtos: seja sempre consistente, mas aproveite essa oportunidade para surpreender os seus clientes com alguma surpresa ao longo do processo de compra até o momento da entrega. Crie um conteúdo que sutilmente lembre que a importância da data ultrapassa o produto, como dicas para entregar o presente de uma maneira que emocione sua mãe.
– Deixe claro que o frete será entregue na data: entregar o pedido no dia combinado é uma exigência legal e um aspecto fundamental para manter a boa imagem da loja virtual. A cada quatro pessoas, uma decide comprar baseada devido às facilidades da entrega. Cabe avaliar, junto com o time de logística, quais regiões, cidades ou até bairros podem ser qualificados para frete grátis também.
– Não se esqueça dos clientes já existentes: utilize sua base de dados atual e envie campanhas de e-mail marketing ou veja quem já comprou presente pra mãe e peça para enviar um “depoimento”. O e-mail marketing é o canal que apresentou a melhor taxa de conversão (2,53%) em vendas para sites de e-commerce no Brasil em 2014. As chances de conversão através de e-mails com mensagens personalizadas são até 3 vezes maiores. 

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