Autor: Guilherme Reitz
O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o varejo. Para esse dia, a estimativa é que sejam realizados mais de seis milhões de pedidos online, com um ticket médio previsto de R$ 135,00. De acordo com a E-bit, as vendas do comércio eletrônico no país devem subir 8% no Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período do ano passado. Atingindo um faturamento aproximado de R$1,49 bilhão.
Segundo pesquisa realizada pela Vason Bourne, de 590 CIOs globais que entendem a importância de datas comemorativas para o e-commerce, quase 50% não testam seus sites para garantir o desempenho das operações com o aumento do tráfego. Essa atitude pode se tornar muito importante, levando-se em consideração que a data costuma gerar um grande volume de vendas. O que pode ocasionar problemas de logística e gestão de fretes.
Esses dois pontos precisam estar devidamente ajustados para atender a demanda e evitar frustrações dos clientes com atrasos na entrega. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para os e-commerces que querem passar na frente da concorrência e oferecer as melhores formas de compras para os consumidores.
Campanhas de frete causam impacto positivo
O frete grátis continua a conduzir as decisões de compra e no Dia dos Namorados não é diferente. Essa estratégia pode ser aplicada em qualquer circunstância promocional. Mas ao apostar nela é importante conhecer os locais onde há problemas de entrega e quais destas regiões possuem custos mais altos. Cidades distantes dos centros de distribuição (com taxas de interior), com dificuldade de acesso ou zonas de restrição são as que mais causam problemas de redução da margem de lucro ou prejuízo nas vendas. Já estão disponíveis no mercado, por exemplo, opções de ferramentas de criação de campanhas de frete que dosam o quanto de margem de lucro pode ser comprometida, abrindo mão da cobrança da entrega. Controlar o mark-up é uma das formas mais inteligentes de aplicar o frete grátis sem comprometer a venda.
Atenção redobrada no cálculo de fretes
Quanto mais próximo da data comemorativa, maior é o fluxo de visitantes nas lojas virtuais, podendo impactar as ferramentas de cálculo de fretes. Para evitar problemas é preciso que sejam feitos testes de aumento de audiência para enxergar se o método de cálculo que está sendo utilizado consegue aguentar o número de requisições esperadas, reduzindo o risco do sistema cair ou ficar lento. Seja através de APIs das transportadoras/Correios ou na própria plataforma de e-commerce.
Lembre-se que para cada compra realizada são dezenas ou até centenas de consultas de frete que podem ocorrer. Falhar nesse momento e apresentar preços e prazos errados, ou até não apresentar o valor de frete, pode fazer sua loja perder clientes para a concorrência e manchar a reputação do seu negócio.
Conte com transportadoras de confiança
Contar com bons parceiros é essencial para o sucesso de qualquer negócio. No varejo online esse quesito se torna fundamental, principalmente com relação às transportadoras. É importante confiar no desempenho das empresas de entrega que trabalham para você, principalmente antes de datas de grande concentração de pedidos. Os prazos estimados e de recebimento precisam estar de acordo com o prazo informado no site. Além disso, o valor cobrado no cálculo do frete precisa ser o mesmo da fatura. Fique atento se a sua plataforma oferece os dados de SLA das transportadoras. Acompanhar, via tracking, como está o nível de serviço, é o ponto de partida para cobrar uma performance melhor de entrega.
Prepare o estoque
Com a alta demanda de vendas e procura por produtos de segmentos diferentes, é preciso ter um estoque robusto para atender as necessidades dos consumidores. Além disso, ter opções de trocas, seja por tamanho, danos no produto ou qualquer outro tipo de problema, também é de extrema importância nessa data. Lembre-se que qualquer imprevisto pode acontecer, principalmente se tratando de compras pela internet.
Todo cuidado é pouco e é preciso pensar em ‘n’ possibilidades que podem acontecer, principalmente em um período de altíssima procura por produtos. Mesmo com contratempos, o Dia dos Namorados promete um retorno financeiro grandioso para o varejista online que estiver preparado.
Guilherme Reitz é fundador do Axado.