O canal para quem respira cliente.

Distribuição automatizada

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

De maneira discreta, a Cervejaria Petrópolis, produtora das cervejas Itaipava e Crystal, vem conquistando espaço no mercado de cervejas. Nas unidades industriais localizadas em Petrópolis (RJ) e Boituva (SP), a empresa produz atualmente 140 milhões de litros da bebida por ano. Em 2004, aproveitando o crescimento, a empresa resolveu entrar no segmento de distribuição de chope para bares e restaurantes. Confiantes da aceitação do público, os diretores da Petrópolis sabiam, por outro lado, que o sucesso do empreendimento dependeria da logística de movimentação e distribuição dos barris de chope.
“O barril é um ativo caro cujos prejuízos com avarias e extravios podem comprometer os lucros de toda a operação”, afirma o gerente de logística e distribuição da empresa, Cássio Roberto de Paula. “Por isso, tínhamos urgência em encontrar um sistema que nos permitisse controlar a entrada e saída dos barris antes de dar início à operação.”
A fim de solucionar a dificuldade, os profissionais da empresa e a equipe de especialistas da Techwork elaboraram um projeto capaz de atender as estas necessidades específicas. O sistema de gestão de armazéns Autolog e os coletores de dados Symbol foram implementados nas duas fábricas em apenas 20 dias (quando o tempo médio normal é de três meses e meio), passando a controlar a movimentação dos barris.
Dessa forma, toda a entrada e saída dos ativos passou a ser registrada em um banco de dados, permitindo o monitoramento em tempo real. “Por meio do Autolog, viabilizamos a distribuição de chope em tempo recorde”, destaca Cássio de Paula. “Conseguimos prevenir as possíveis perdas e hoje temos o resultado esperado, ou seja, todo controle do patrimônio.” Atualmente, a empresa produz 30 mil litros de chope por mês, distribuídos em 1,2 mil barris.
Devido a esse sucesso, a empresa estendeu o projeto aos seus distribuidores. Equipados com coletores de dados, eles também podem controlar o próprio estoque, obtendo dados sobre número de barris cheios e vazios, localização e data de validade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima