DM7 lança Rent a Network

0
3


A distribuidora DM7, que faz parte do Grupo MTel, introduz uma inovação em estratégias de negócios dentro do mercado de tecnologia: a locação de ativos de redes ou “Rent a Network”. Ação esta que proporciona ao segmento corporativo uma nova opção, que se baseia em três pontos principais: um novo modelo de negócios, a locação de ativos de redes e formação de um fundo financeiro como suporte à estratégia. Nesse contexto, a empresa constitui-se no primeiro VAFD (distribuidor de valor agregado e “funding”) do Brasil. “O nosso fundo de negócios abrange uma carteira de R$ 500 milhões lastreada em Fundo de Investimentos em Direitos Credititórios (FIDC) e está totalmente reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM)”, afirma o presidente da DM7, Mauricio Blanco.

Um dos benefícios ao usuário é quanto à preservação das linhas de crédito bancário da empresa, uma vez que a locação se diferencia das operações de leasing e de venda. Com isso, a companhia pode aplicar as linhas de crédito no core business do próprio negócio. A segunda vantagem é de natureza operacional. Com o Rent a Network, o usuário corporativo lança o investimento como despesa (Opex) e não como ativo fixo (Capex), reduzindo custos de ativos e depreciações, que em produtos de tecnologia de redes são substanciais. A terceira vantagem é quanto aos serviços, uma vez que dentro do novo conceito todo o outsourcing, a manutenção, as SLAs compõem um cardápio de serviços que garantem o funcionamento pleno da operação da rede na empresa durante toda a vigência do contrato de locação.

Por sua vez, em relação ao canal, a DM7 assegura que as operações em Rent a Network serão sempre efetuadas por meio das revendas. O diretor comercial da distribuidora, Raul Mariz, esclarece que é uma estratégia importante de mercado, como forma de explorar o potencial e a agilidade de vendas dos canais, cujo alcance possui sempre alta capilaridade. A intenção da DM7 é trabalhar com cerca de seiscentas revendas constantes em seu quadro fixo. Como garantia dessa estratégia de atuação, a distribuidora, por exemplo, não conta com nenhum cargo de engenharia em seus quadros, possibilitando a exclusividade às revendas em desenvolver a atividade de estruturação de projetos e serviços ao cliente final.

O conceito de Rent a Network traz consigo diversos fabricantes e segmentos de tecnologia: switches, segurança e soluções para comunicação sem fio da 3Com; soluções para rede sem fio da Alvarion; produtos satelitais da Hughes; soluções de otimização, agregação e compreensão da Memotec; e soluções de segurança Sonic Wall.