Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Do Glamour ao “Vamo que Vamo”

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Olá Fanáticos, tudo bem?

No final de 2021, apresentei a #festadafirma assim (imagem abiaxo), vestido de Smoking, Bermuda Florida e Descalço. Uma Festa ONLINE, com uma vestimenta condizente com o momento de Home Office que estamos vivendo.

Mas e se olhássemos de maneira crítica para a Experiência que entregamos para os nossos Clientes, qual seria a vestimenta?

Será que estaríamos vestidos de Smoking Completo, impecavelmente passado/engomado, com um sapado perfeito, lustrado e limpíssimo? Ou será que nem a parte de cima do Smoking poderia ser usada para representar essa Experiência?

Algumas vezes, com algumas Experiências vivenciadas, me sinto assim, incompleto, uma parte Glamour outra “Vamo que Vamo”!

É só um exemplo, mas pense: ao procurar por uma Universidade Particular, você pesquisa, entende a localização, checa a posição no Ranking do MEC, verifica valores, possibilidade de ingresso, bolsas/descontos e tudo mais, para tomar uma importantíssima decisão. E decide!

Não somente por todos os pontos citados, mas também pela praticidade, pela experiência, por fazer a Matrícula em poucos cliques, fazendo UPLOAD de Documentação, recebendo a Aprovação e concluindo com o Pagamento, tudo 100% ONLINE. Tudo certo, tudo perfeito!

Alguns dias depois, você recebe uma ligação de “alguém” da Universidade dizendo: “…Não conseguimos compor a turma para o Curso/Campus/Período escolhido…” e esse alguém lhe oferece algumas possibilidades absurdas de Local/Período/Modalidade do Curso, bem diferentes (por isso absurdas) de todos os Critérios que te levaram a optar por aquela Universidade.

Ainda que eu não concorde, vou aceitar que tal situação possa ocorrer, possa ser verdade!

Mas é aí que entra a “Bermuda Florida”. Como não aceitei nenhuma das opções “absurdas”, optei por Cancelar a Matrícula, para então, buscar uma outra Universidade.

“…OK! Para realizar o Cancelamento e Receber o valor pago pela Matrícula, será necessário ir Pessoalmente no Campus escolhido! Só eles podem fazer o procedimento de Cancelamento/Devolução…”

Ou seja, eles causaram o Problema e para ajudar, resolvem gerar mais problemas para o Cliente, obrigando-o a realizar um processo presencial, que gerará trabalho e custos (meu Valor Hora, Combustível, Pedágio, Estacionamento).

O processo de Cancelamento não te parece mais simples do que o processo de Matrícula?

Precisamos investir verdadeiramente na Experiência do Cliente, e não pode ser apenas na fase de aquisição! Precisa ser na Jornada toda, inclusive e principalmente, na administração dos Problemas.

Mas lá vou eu, presencialmente, de “Bermuda Florida”, realizar o Cancelamento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima